Presídios do Pará passam por 'revista estrutural' para o Natal e ano novo

Ação preventiva ocorreu nas 54 casas penais do estado

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 21:49

Operação realizada pela Seap -
Operação realizada pela Seap - Crédito: Divulgação 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta terça-feira (23), uma revista estrutural em 54 penitenciárias que estão sob sua administração no Pará.

A ação faz parte das ações preventivas da operação “Festas Seguras 2025”, iniciada pelo governo do Estado no dia 5 de dezembro, envolvendo todas as forças da segurança pública estadual, visando o período de fim de ano com Natal e Réveillon.

A revista geral teve sua primeira ação nesta segunda-feira (22), na Unidade de Custódia e Reinserção V de Santa Izabel, e prosseguiu nas demais casas penais.

A operação, batizada de “Muralhas Seguras” dentro da UCR V, contou com a participação do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (Cope), Grupo de Busca e Recaptura (GBR) e policiais penais da unidade. Nesta terça-feira (23), as equipes se concentraram em frente ao alojamento do GAP antes de se distribuírem pelos blocos a serem vistoriados.

As revistas são detalhadas e incluem inspeção de cada bloco, cela e estruturas da unidade, com atenção especial a possíveis alterações em paredes e grades. Além disso, os internos passam por revista individual e inspeção de seus objetos pessoais. O objetivo principal é localizar materiais ilícitos ou itens não autorizados pelo sistema prisional.

A operação “Festas Seguras” segue até 6 de janeiro e é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Mais de oito mil agentes das forças estaduais estão envolvidos, reforçando o compromisso com a segurança da população durante o período festivo.

Com informações da Agência Pará