Resultado do Prosel 2026 da Uepa sai nesta sexta-feira

Lista de aprovados será divulgada a partir das 9h e mobiliza quase 50 mil candidatos no Pará

Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 16:58

Lista de aprovados será divulgada a partir das 9h e mobiliza quase 50 mil candidatos no Pará
Lista de aprovados será divulgada a partir das 9h e mobiliza quase 50 mil candidatos no Pará Crédito: Reprodução

Nesta sexta-feira (30), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga, a partir das 9h, o resultado do Processo Seletivo 2026, aguardado por quase 50 mil candidatos em todo o estado. A lista de aprovados estará disponível no site oficial da instituição e também será anunciada em emissoras de rádio da capital e do interior.

A divulgação concentra expectativas, ansiedade e muitos sonhos. Para milhares de jovens e adultos, o resultado representa a chance concreta de iniciar uma formação universitária e mudar o rumo da própria história.

Entre os candidatos está Ryan Sousa, de 18 anos, inscrito no bacharelado em Educação Física. Participando do processo pela primeira vez, ele conta que a expectativa é alta. “Creio que vou conseguir ingressar e, independentemente do resultado, vou sempre buscar melhorar”, afirma. Ryan diz ainda que escolheu a Uepa por enxergar a instituição como referência na área da saúde.

Em 2026, os cursos mais concorridos, considerando a relação candidato por vaga, são Biomedicina em Belém, com 69,52 candidatos por vaga; Fisioterapia em Belém, com 65,90; e Medicina em Belém, com 62,24. Ao todo, a universidade oferece 3.770 vagas, preenchidas a partir das notas do Enem 2025, além de 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência.

Também candidata ao curso de Educação Física, Jaciane Monteiro, de 27 anos, fala sobre o peso do momento. “Meu sonho é ingressar em uma faculdade e me formar. A Uepa sempre foi uma escolha para mim. É um sonho que busco realizar e acredito que, com fé, tudo é possível”, relata.

Além do Prosel 2026, a Uepa divulga nesta sexta-feira os resultados dos processos seletivos para Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas. As provas dessas seleções foram aplicadas pela própria universidade no fim de 2025.

O processo de Letras-Libras oferece vagas em Belém para pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras. Já a Licenciatura em Música terá novos estudantes nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá. No caso do processo específico para indígenas e quilombolas, a universidade disponibiliza uma vaga para cada público em todos os 104 cursos ofertados, ampliando o acesso ao ensino superior para candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas não realizaram o Enem no ano anterior.