Retorno e comemoração! 35 anos de Arraial do Pavulagem promete animação em dobro pelas ruas de Belém

Após 2 anos, o retorno da programação completa está confirmado para 2022, ano em que o Instituto Arraial do Pavulagem completa 35 anos de atividade. Arrastões nas ruas de Belém acontecem em 12, 19, 26 de junho e 03 de julho. Quase lá! Depois do processo de formação de brincantes que começou com a realização...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:52

Após 2 anos, o retorno da programação completa está confirmado para 2022, ano em que o Instituto Arraial do Pavulagem completa 35 anos de atividade. Arrastões nas ruas de Belém acontecem em 12, 19, 26 de junho e 03 de julho.

Quase lá! Depois do processo de formação de brincantes que começou com a realização das Oficinas e teve sequência com os Ensaios para os cortejos, chegou o momento mais importante do calendário do Instituto Arraial do Pavulagem antes do início dos Arrastões. Trata-se do Ensaio Geral (dia 08) e da Levantação do Mastro (dia 09). Além da celebração e do clima de ajustes finais, a Lojinha Pavulagem estará presente vendendo chapéus, camisas e outros produtos.

A realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.

ENSAIO GERAL (08/06)

O Ensaio Geral acontece às 19h em frente à sede do Instituto (Boulevard Castilhos França, 738 – Bairro da Campina), como sempre. E promete uma festa animadíssima, que vai mostrar pra quem quiser prestigiar o quão entrosados estão os concluintes das oficinas de Dança, Perna-de-Pau e Percussão. Eles, que compõem o Batalhão da Estrela, tocarão o repertório que será performado nos Arrastões em preparação para o primeiro deles, que acontece no próximo domingo (12).

LEVANTAÇÃO DO MASTRO + RODA DE BOI (09/06)

A Levantação dos Mastros de São João é considerada a abertura 'oficial’ dos Arrastões do Pavulagem e acontece com a chegada do cortejo fluvial trazendo a comitiva do Boi Pavulagem e os mastros de São João menino.

São dois mastros (um dos homens e outro das mulheres) que partem da saída da Valeverde e chegam entre 18h15 e 18h30 de barco pela Escadinha (ao lado da entrada da Estação das Docas). De modo geral, a ação é uma forma de valorizar a nossa relação com os rios da Amazônia.

O desembarque dos Mastros é acompanhado pelo Batalhão da Estrela e uma roda cantada com músicas dos cortejos. Os mastros são levados até a Praça dos Estivadores e lá ocorre a Levantação, onde os mastros são celebrados.

A bandeira de São João traz a bênção do Santo. Antigamente, os fiéis ornamentavam os mastros como oferenda para uma boa colheita. Vale lembrar que o Instituto Arraial do Pavulagem mantém a tradição de Levantação dos Mastros anualmente para seguir com as brincadeiras sob as bênçãos de São João, além de renovar a fé das pessoas.

1º ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2022 (12/06)

Pode anotar aí: a concentração é na Praça da República a partir de 08h. Uma roda cantada começa às 09h. O cortejo sai às 10h, com chegada na Praça dos Estivadores às 11h, onde a banda do Arraial do Pavulagem apresentará um repertório cheio de sucessos junto com participações especiais.

Não vai se perder no caminho, hein? O trajeto é o mesmo adotado em 2019 (e que veio para ficar): o ponto de partida é a Praça da República. O cortejo desce a Presidente Vargas e a conclusão é na Praça dos Estivadores, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem.

Horários dos Arrastões:

Concentração - a partir de 08h (na Praça da República)

Roda cantada - 09h

Saída do cortejo - 10h

Chegada do cortejo - 11h (na Praça dos Estivadores)

Término da programação - 14h

35 ANOS DE PAVULAGEM

O tema das atividades deste ano será 'Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem', homenagem ao tempo de atuação do coletivo de artistas formado por Ronaldo Silva, Júnior Soares e outros nomes importantes para a cultura da Amazônia. E é marcante que se comemore essa marca com a volta às ruas, principalmente depois desses últimos anos: em 2020 e 2021, a programação do Instituto migrou 100% para as lives, levando a energia do Arraial direto para dentro da casa das pessoas.

As transmissões ajudaram a passar pela pandemia, mas a expectativa pelo retorno sempre foi alta. Na internet, os comentários saudosos são inúmeros. '(Olhando fotos de cortejos antigos), vejo suor, sorrisos, encontros e reencontros. Trabalho, amizade, harmonia. Sol, amor, coração quente… vejo tanta coisa e sinto tanta saudade que, se eu continuar, vira textão', diz uma seguidora do Arraial nas redes sociais em uma postagem.

CULTURA POPULAR PARA O POVO

Para Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, esse é um momento muito especial. 'Rever as pessoas fazendo o que o Arraial faz há tanto tempo tem uma importância imensa nesse momento tão delicado que nós todos passamos. As lives foram importantíssimas, uma luz para nós e para o mundo, mas finalmente chegou a hora de devolver a Cultura Popular para as pessoas e fazer com que ela cumpra em Belém sua maior missão: trazer alegria para a cidade', diz o músico e compositor.

Ele ainda compartilha uma reflexão sobre a energia da retomada. 'Estamos muito entusiasmados e vamos trabalhar com força total. Acho que vai ser uma das temporadas mais bonitas dos arrastões. Espero que a gente possa construir nesse momento de reencontro um pacto pela vida marcado pelo otimismo, um ato que nos reconecta com o respeito à natureza e sua grandeza. Que a gente entenda a relação entre o nosso passado e a construção do nosso futuro', diz.

A analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, destaca o potencial transformador da cultura e relembra momentos da parceria com Arraial. 'Em 2019 começamos a patrocinar o Arraial do Pavulagem, pois percebemos a necessidade de apoiar um projeto que valorizasse a cultura do estado e deixasse um legado de transformação social. Em 2020, quando iniciou a pandemia, era exatamente naquele momento que gostaríamos de estar mais presentes nas casas das pessoas, levando alegria mesmo no isolamento social. Tivemos que nos reinventar e fizemos o Arrastão por meio de lives. Agora em 2022, estamos muito felizes em poder confirmar que continuamos com a nossa parceria. Estivemos juntos em 2019, juntos passamos pela pandemia, e agora juntos podemos comemorar com alegria, com contato e abraços o Arraial nas ruas', comemora.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO ARRAIAL DO PAVULAGEM 2022

1.            Oficinas: de 08/05 a 22/05,

2.            Ensaios com orquestra, percussionistas, brincantes: 23/05 a 09/06/22

3.            Rodas de boi: dias 08/05 e 09/06/22.

4.            Abertura oficial do Arraial do Pavulagem: Acontecerá no dia 09/06, quinta-feira, com a chegada do cortejo fluvial, trazendo a comitiva do Boi Pavulagem e os mastros de São João menino. O traslado inicia às 17h, na saída da Valeverde, com destino a Escadinha do Cais do Porto/Estação das Docas. Na chegada, os brincantes recepcionam os ícones da brincadeira e seguem em festa até a Praça dos Estivadores, onde levantarão os mastros. Logo após, é realizado um Ensaio seguido de Roda de Boi, com a participação da banda Arraial do Pavulagem e outros artistas populares convidados.

6.            Os Arrastões do Pavulagem acontecem nos dias 12, 19, 26 de junho e 03 de julho de 2022. A concentração de brincantes e público começa às 08h, na Praça da República, e em seguida sairá pela Av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno, permanecendo até as 14h com os shows do Arraial do Pavulagem + participações especiais. A Praça dos Estivadores será ambientada e abrigará uma Feira Criativa que venderá brinquedos de miriti (MIRITONG), títeres (CAMAPU), guloseimas paraenses e outros.

Com informações: Ascom Arraial do Pavulagem