Saiba como denunciar poluição sonora em Belém

A campanha “Baixa o Som e Aumenta o Respeito” é uma ação educativa que fiscaliza e combate o crime de poluição sonora em Belém. Segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop), os bairros da Pedreira, Jurunas e Guamá, apresentaram índices elevados de denúncia entre os anos de 2021 e...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:59

A campanha 'Baixa o Som e Aumenta o Respeito' é uma ação educativa que fiscaliza e combate o crime de poluição sonora em Belém. Segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop), os bairros da Pedreira, Jurunas e Guamá, apresentaram índices elevados de denúncia entre os anos de 2021 e 2023.

As equipes de fiscalização, composta por guardas municipais e agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Organização Pública orientam feirantes, lojistas e a população em geral para explicar as normas em relação à poluição sonora.

'O som alto prejudica todos nós, principalmente as pessoas idosas. Ação como essa, que visa combater esse tipo de crime, é necessária aqui na Pedreira', diz a dona de casa e moradora do bairro da Pedreira, Cristine Bezerra. 

A prática afeta a qualidade de vida de forma coletiva e traz consequências para a saúde física e também mental, é considerada crime ambiental e pode ser penalizada com multa e detenção previstas na Lei n°. 7990/2000. A ação ocorrerá de maneira periódica na cidade.

Som muito alto pode causar estresse, irritação, depressão, dor de cabeça, gastrite, úlcera, doenças cardíacas, insônia e raciocínio lento.

Como denunciar

Em caso de incômodo, basta ligar para o disque denúncia pelo número 181. A Guarda Municipal também atende ocorrência de poluição sonora, o número é o 153. As ligações são gratuitas e não precisa se identificar.

. Crédito: .