Segunda de Queluz tem mudança no tráfego para construção da ponte sobre canal da Gentil, em Belém

Construção integra a obra de macrodrenagem do Canal da Gentil, e já garante melhorias da condição de escoamento da água, diminuindo os alagamentos.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 09:59

A obra de macrodrenagem do canal da avenida Gentil Bittencourt, em Belém, avança no cronograma executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
A obra de macrodrenagem do canal da avenida Gentil Bittencourt, em Belém, avança no cronograma executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Crédito: Agência Pará

A obra de macrodrenagem do canal da avenida Gentil Bittencourt, em Belém, avança no cronograma executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). E, nesta quarta-feira, 20, será iniciada a construção da nova ponte que passa por cima do canal na travessa Segunda de Queluz, no bairro de Canudos, trecho que ficará interditado para a realização dos serviços até o dia 3 de janeiro.

“A obra de macrodrenagem do canal da Gentil avança seguindo os critérios técnicos. A Seop já informou à Semob (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) a necessidade da interdição desse trecho para a construção da nova ponte, mais uma etapa que compõe o cronograma dos serviços ao longo do canal. Estamos tomando as providências para o impacto ser o menor possível e com brevidade de ocupação desses espaços”, disse o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Como rotas alternativas para o acesso à Avenida Gentil Bittencourt, a Seop orienta o fluxo de veículos pela Avenida Tucunduba e Travessa Guerra Passos.

Um dos legados da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, a obra de macrodrenagem do Canal da avenida Gentil Bittencourt alcançou metade da sua extensão total, que é de 1.421 metros. Realizado pelo Governo do Pará, os serviços já garantiram a melhoria da condição de escoamento da água, diminuindo os alagamentos e proporcionando o avanço da qualidade de vida da população do bairro de Canudos, na capital paraense.

Os trabalhos no Canal da Gentil iniciaram no trecho do Canal do Tucunduba e já passaram pela Rua da Olaria, Travessa Juvenal Cordeiro, Travessa Segunda de Queluz, Travessa Teófilo Condurú e chegaram na Travessa Guerra Passos, em 710 metros de extensão. A obra, realizada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está sendo executada em quatro frentes de serviços, com 150 empregos gerados de maneira direta.

Tucunduba - A macrodrenagem do Canal da Avenida Gentil Bittencourt faz parte da Bacia do Tucunduba, que recebe obras do Governo do Estado, e incluem a retificação de todo o canal, rede de abastecimento de água e esgoto sanitário, drenagem pluvial, construção de pontes, passarelas, praça com quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre e pista de corrida, além de urbanização viária e aterramento de quintais.