Semob registra em Belém 30 mil autuações em janeiro

A Semob reforça a importância da participação da população, que pode denunciar infrações e contribuir para a fiscalização.

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 22:00

As operações em áreas movimentadas são constantes, visando garantir a fluidez e a segurança.
As operações em áreas movimentadas são constantes, visando garantir a fluidez e a segurança. Crédito: Jader Paes/Ag. Belém

A Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob) registrou e processou 28.175 autuações em janeiro deste ano, no primeiro mês da nova gestão em Belém.

Comparado ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 20.370 infrações, houve um aumento de 38,32%. Entre as autuações mais frequentes, destacam-se 744 registros de motociclistas sem capacete, 443 casos de condutores transportando passageiros sem capacete e 293 infrações por conversão em local proibido.

A atuação da Semob está concentrada, principalmente, nas áreas de maior fluxo da cidade, com ações para coibir infrações que dificultam a mobilidade urbana e comprometem a segurança viária.

Esses números refletem as ocorrências oficiais registradas, a partir da atuação dos agentes de trânsito. No entanto, é importante ressaltar que as pessoas autuadas têm o pleno direito de defesa, podendo recorrer das infrações e apresentar justificativas ou argumentos para a anulação das autuações, conforme previsto pela legislação de trânsito vigente.

Fonte: Agência Belém