Senador Jader Barbalho solicita intervenção na Equatorial Energia

Conforme apontado por prefeitos de várias regiões do estado, interrupções de energia têm causado sérios impactos à população do Pará.

Publicado em 25 de maio de 2025 às 19:41

Jader Barbalho protocolou a intervenção na Equatorial Energia -
Jader Barbalho protocolou a intervenção na Equatorial Energia - Crédito: Divulgação

Os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica pela Equatorial Energia em diversas regiões do Pará estão sendo alvo de atenção do Ministério Público do Estado. Na semana passada, durante a 26ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, o tema foi discutido em reuniões entre gestores paraenses e o senador Jader Barbalho (MDB).

Ao tomar conhecimento da gravidade da situação, o parlamentar encaminhou ofícios ao Ministério de Minas e Energia, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Procuradoria-Geral da República.

De forma enfática, o senador comunicou a formalização de uma denúncia contra a concessionária. "É um descalabro, o que está ocorrendo com o fornecimento de energia para a população e para os sistemas econômicos do Pará, que acumulam prejuízos com as constantes falhas no fornecimento", disse.

Na última sexta-feira (23) a denúncia foi oficialmente apresentada nos órgãos indicados pelo senador Jader Barbalho, que também solicitou a intervenção da Equatorial Energia. O parlamentar destacou que a concessionária já enfrenta múltiplas ações civis públicas devido às frequentes quedas e falhas no fornecimento de energia elétrica.

Conforme apontado por prefeitos da região, essas interrupções têm causado sérios impactos à população do Pará, comprometendo serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas públicas e sistemas de abastecimento de água. Além disso, o setor produtivo local, incluindo indústrias, comércios e a agricultura, também sofre consideráveis prejuízos.

O que diz a Equatorial

Em nota a concessionária afirma que está a disposição para o diálogo com representantes públicos e com a sociedade,  e que desde que assumiu a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no estado,  já investiu bilhões na melhoria do serviço. Leia a nota na integra: 

A Equatorial Pará reforça seu compromisso com a melhoria contínua da distribuição de energia no estado do Pará e reitera sua disposição para o diálogo com representantes públicos e com a sociedade, buscando sempre evoluir na prestação do serviço e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Pará.

Desde 2012, quando a Equatorial assumiu a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica do estado do Pará, a empresa já investiu mais de R$ 14 bilhões em ações de ampliação da rede, manutenção, modernização e aumento da qualidade do fornecimento de energia em todas as regiões do estado. Esses investimentos resultaram em avanços significativos nos indicadores técnicos e operacionais, refletindo diretamente na melhoria do atendimento à população paraense, onde a distribuidora saiu do último lugar para o 6º lugar no ranking nacional de qualidade de fornecimento de energia da ANEEL.

Entre as principais obras estruturantes entregues nesse período está o Linhão da Tramoeste e também o de 500 KV na Região Metropolitana de Belém, o Conexão Marajó, a expansão do Programa Luz para Todos, além da entrega e ampliação de diversas subestações na regional Sul como em São Geraldo do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia e Redenção, investimentos que culminaram na redução de 80% na duração de interrupção de energia no estado e de 84% de redução na frequência dessas ocorrências desde que a Equatorial assumiu a concessão do Pará.

No ano passado, por exemplo, foram investidos mais de R$ 198 milhões dedicados à região Sul do Pará, avançando na atuação estruturada para extensões e substituições de rede, manutenção preventiva, instalação de equipamentos e obras voltadas à confiabilidade do sistema. Em 2025, a região sul do estado também conta com uma nova empresa de prestação de serviço e com um contingente maior de equipes de campo próprias em processos-chave, o que tem permitido ampliar o número de colaboradores dedicados ao atendimento local e maior agilidade às ações operacionais.