Servidor público é afastado de cargo por corrupção e tráfico de influência, no Pará

O servidor atuava no Fórum de Salvaterra e estaria recebendo valores para acelerar processos e expedir precatórios/RPVs.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 07:45

Equipes da Delegacia de Salvaterra deflagraram a operação "Sistema Contaminado".
Equipes da Delegacia de Salvaterra deflagraram a operação "Sistema Contaminado". Crédito: Divulgação

Equipes da Delegacia de Salvaterra deflagraram a operação "Sistema Contaminado" que resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, bem como na efetivação de medida cautelar e afastamento de um servidor das funções públicas no Fórum de Salvaterra, nesta terça-feira (05).

As investigações iniciaram após a PC receber diversas denúncias anônimas e um pedido de apuração formalizado pelo Poder Judiciário. De acordo com as informações do caso, um servidor que atuava no Fórum de Salvaterra estaria recebendo valores para acelerar processos e expedir precatórios/RPVs.

Após deferido o inquérito policial, foram iniciadas as diligências e apontada a existência da prática. Diante disso, foi realizada a busca e apreensão no endereço do indivíduo e o afastamento cautelar dos serviços do investigado.

Ao longo da operação, foram apreendidos aparelhos celulares dos envolvidos e familiares. O caso segue sob investigação, a fim de apurar todas as informações do caso e elucidar a possibilidade dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa e tráfico de influência.