Shoppings e praças de Belém têm vacinação contra gripe neste fim de semana; confira

A iniciativa busca facilitar o acesso à imunização para a população que não consegue comparecer durante a semana às unidades de saúde.

Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 10:08

Para ser vacinado é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.
Para ser vacinado é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto. Crédito: Jader Paes/Ag. Pará

A população de Belém recebe vacinação contra a influenza, neste sábado, 7, em cinco shoppings e no domingo, 8, em duas praças. Para ser vacinado é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.

Neste sábado, 7, o imunizante está disponível nos shoppings Grão Pará, Boulevard, Pátio Belém, Castanheira e It Center. Nos shoppings Grão Pará, Boulevard, Pátio Belém e Castanheira, a imunização será oferecida das 10h às 18h. Já no It Center, o atendimento será das 9h às 17h.

No domingo, 8, a vacinação contra a Influenza também estará disponível nas Praças da República e Batista Campos, das 8h às 12h.

A iniciativa busca facilitar o acesso à imunização para a população que não consegue comparecer durante a semana às unidades de saúde. A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de janeiro de 2025.

A vacinação nos shoppings será oferecida exclusivamente neste sábado, 7. Durante a semana, a vacina contra a gripe continuará disponível nas unidades de saúde de Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Prevenção

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O imunizante é uma medida eficaz para reduzir o risco de adoecimento, complicações e mortes causadas por esses vírus, especialmente durante o período chuvoso, que vai de novembro a maio, quando há maior circulação desses vírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a meta é vacinar 508.791 pessoas. Até o momento, 147.331 pessoas já foram vacinadas, atingindo uma cobertura vacinal de 29,49%.

Além da vacina contra a gripe, também estarão disponíveis a vacina dT, que protege contra difteria e tétano, e a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.