Teatro Waldemar Henrique sedia encontro sobre meio ambiente, clima e cultura no Pará

Evento promovido pelo Observatório do Clima reuniu pesquisadores, artistas e movimentos sociais para debater vivências amazônicas e estratégias de comunicação climática.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 23 de julho de 2025 às 23:23

O evento teve como objetivo debater os desafios e caminhos para integrar cultura, meio ambiente e ações de engajamento social no contexto amazônico.
O evento teve como objetivo debater os desafios e caminhos para integrar cultura, meio ambiente e ações de engajamento social no contexto amazônico. Crédito: Marcos Maia - Agência Pará

O Teatro Experimental Waldemar Henrique, em Belém, foi palco, nesta quarta-feira (23), de um encontro entre produtores culturais, artistas, pesquisadores, ambientalistas e representantes de movimentos sociais, promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Observatório do Clima. O evento teve como objetivo debater os desafios e caminhos para integrar cultura, meio ambiente e ações de engajamento social no contexto amazônico.

Transformando o palco em um espaço de trocas e protagonismo local, o encontro abordou temas como vivências amazônicas, comunicação climática, educação ambiental e participação popular nas agendas de clima.

“É importante realizar esse tipo de ação com apoio das pessoas que vivenciam os impactos das mudanças climáticas ou que atuam para reduzi-los”, destacou Ana Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e membro da coordenação do Observatório do Clima.

Mariana Trindade, da organização Rare Brasil, ressaltou a importância da mobilização social. “É um momento para compartilhar estratégias, como a Central da COP, que visa democratizar o conhecimento produzido e fortalecer a agenda climática no país”, afirmou.

Marcelo do Carmo, coordenador do Teatro Waldemar Henrique, celebrou a escolha do espaço como sede do evento. “Estamos de braços abertos para recebê-los e fazer desse encontro um sucesso. O teatro e a Fundação Cultural do Pará se sentem honrados em acolher iniciativas que dialogam com a realidade amazônica”, declarou.

O evento reafirma a relevância do diálogo entre cultura e meio ambiente e fortalece o papel de Belém como centro das discussões sobre clima, sobretudo às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.