‘Terras caídas’ provocam desmoronamento de terra às margens do Rio Amazonas, no Pará

Moradores de Vila Barbosa, em Curuá, retiram pertences após grandes trechos de terra desabarem no rio. Árvores também foram arrastadas pela erosão.

Publicado em 31 de agosto de 2026 às 08:50

 - Atualizado há 41 minutos

‘Terras caídas’ provocam desmoronamento de terra às margens do Rio Amazonas, no Pará
‘Terras caídas’ provocam desmoronamento de terra às margens do Rio Amazonas, no Pará Crédito: Redes sociais 

O fenômeno conhecido como “terras caídas” provocou desmoronamento de terra às margens do Rio Amazonas, na comunidade Vila Barbosa, em Curuá, no oeste do Pará. Grandes trechos do barranco começaram a ceder no sábado (29), aumentando o risco para casas construídas próximas à margem.

Vídeos feitos por moradores mostram o momento em que partes da terra desabam e são levadas pela correnteza. A erosão também atingiu árvores de grande porte, como castanheiras, que foram arrastadas para dentro do rio.

Diante do risco de novos desmoronamentos, moradores fizeram um mutirão para retirar móveis, eletrodomésticos e outros pertences das casas localizadas nas áreas mais próximas do barranco.

A situação tem preocupado a comunidade devido à velocidade com que a margem está sendo destruída. O fenômeno das “terras caídas” ocorre com frequência na região amazônica e está relacionado à erosão e ao movimento das águas dos rios, que podem provocar o deslizamento de grandes volumes de solo.

Até o momento,os moradores permanecem em alerta diante do risco de novos desabamentos na comunidade.