Terremoto é registrado em cidade do Pará; outros tremores não estão descartados

Um terremoto de grau 3,9 foi registrado na noite do último domingo, 22, no município de Canaã dos Carajás, sudeste paraense. Informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), informaram que o terremoto foi leve, porém não é possível descartar que outros eventos possam acontecer. Moradores...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 03:59

Um terremoto de grau 3,9 foi registrado na noite do último domingo, 22, no município de Canaã dos Carajás, sudeste paraense. Informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), informaram que o terremoto foi leve, porém não é possível descartar que outros eventos possam acontecer.

Moradores informaram que a cidade estava tranquila, mas conseguiram sentir o tremor informado pelo órgão. De acordo com a USP, tremores assim podem ocorrer em qualquer parte do Brasil e na maioria dos casos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

A base que define a magnitude dos terremotos é dada pela escala Richter, que permite uma noção exata sobre o potencial dos abalos sísmicos que ocorrem no solo. Durante o cálculo para o diagnóstico, é utilizado à distância do hipocentro (ponto exato do tremor no subsolo) ao epicentro (ponto em que o tremor é sentido mais fortemente na superfície), além do tempo da ocorrência e a sua amplitude. Os abalos sísmicos considerados graves são os acima de 6 na escala Richter.

. Crédito: .