Tribunal de Justiça do Pará abre inscrições para casamento comunitário; confira

Ao todo, 100 vagas estão disponíveis e as inscrições são exclusivamente de forma on-line.

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 18:22

Nova edição do tradicional casamento comunitário, em Belém.
Nova edição do tradicional casamento comunitário, em Belém. Crédito: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), acaba de abrir as inscrições para a nova edição do tradicional casamento comunitário, iniciativa que transforma histórias de amor em cidadania, garantindo o acesso gratuito ao casamento civil para casais em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ao todo, 100 vagas estão disponíveis e as inscrições seguem até o dia 15 de dezembro, exclusivamente de forma on-line, por meio do formulário disponibilizado pelo Tribunal. A cerimônia ocorrerá em parceria com a 5ª Vara de Família da Capital e o Cartório Guedes de Oliveira, reforçando a parceria entre instituições para assegurar que a união seja acessível, segura e conduzida com responsabilidade social.

Os casais selecionados se reunirão para a cerimônia oficial em fevereiro de 2026, no Auditório Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos, localizado no Anexo I do edifício-sede do TJPA, em Belém. O espaço, tradicional em eventos do Judiciário paraense, se transforma todos os anos em palco de celebrações que unem emoção, inclusão social e garantia de direitos

Mais do que um ato formal, o casamento comunitário do TJPA representa um passo importante na promoção da cidadania. Ao facilitar o acesso ao registro civil, o projeto assegura proteção jurídica às famílias e abre portas para direitos básicos, como inclusão em planos de saúde, direitos sucessórios e estabilidade documental. Ano após ano, o evento consolida-se como uma das ações sociais mais aguardadas pelo público paraense, reforçando o compromisso do Tribunal com políticas públicas de aproximação da Justiça e promoção da dignidade humana.