UFPA 2026: 97% dos aprovados no listão são paraenses

Ao todo, foram ofertados 177 cursos de graduação, distribuídos entre a capital e os campi do interior do Pará

Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 16:03

Ao todo, foram ofertados 177 cursos de graduação, distribuídos entre a capital e os campi do interior do Pará.
Ao todo, foram ofertados 177 cursos de graduação, distribuídos entre a capital e os campi do interior do Pará. Crédito: Agência Pará

Mais de 97% dos aprovados no Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA) 2026 são naturais do Estado. Dos 6.915 candidatos convocados no listão divulgado nesta sexta-feira (30), 6.717 são paraenses, segundo dados da universidade.

O resultado reforça o papel da UFPA na formação de estudantes da região amazônica e o impacto das políticas adotadas para ampliar o acesso de alunos locais ao ensino superior público.

Durante a divulgação do listão, o reitor da UFPA, Gilmar Pereira, explicou que a instituição busca receber estudantes de todo o país, mas sem abrir mão de mecanismos que priorizem candidatos do Pará. Segundo ele, a aplicação de um fator de correção evita a perda significativa de vagas por estudantes do Estado, especialmente em cursos concorridos como Medicina.

Ainda segundo a universidade, o Processo Seletivo 2026 registrou 59.642 inscritos, que disputaram 7.155 vagas regulares, além de 194 vagas adicionais destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Ao todo, foram ofertados 177 cursos de graduação, distribuídos entre a capital e os campi do interior do Pará.