'Um Norte em Nós': a Amazônia como centro de narrativas e protagonismo na ArtRio

A exposição reúne obras de artistas paraenses e propõe a ampliação do debate sobre identidades, desigualdades, mudanças climáticas e protagonismo amazônida

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 10:32

Exposição "Um Norte em Nós" - 
Exposição "Um Norte em Nós" -  Crédito: Divulgação

A poucos meses de Belém sediar o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, a COP30, a ArtRio, uma das maiores feiras de arte da América Latina, recebe em um de seus pavilhões um recorte do que é o Norte, região que abriga boa parte da complexidade do que é viver na Amazônia. O Instituto Cultural Vale leva para o evento a exposição itinerante “Um Norte em Nós”, que reúne obras de artistas paraenses e propõe a ampliação do debate sobre identidades, desigualdades, mudanças climáticas e protagonismo amazônida.

Realizada pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – um dos quatro espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale –, a mostra fica em cartaz de 10 a 14 de setembro, no Espaço Vale, na 15ª edição da ArtRio, na Marina da Glória. A ArtRio tem patrocínio master da Vale.

Com trabalhos de seis artistas paraenses, “Um Norte em Nós” constrói um fio narrativo que atravessa ancestralidade, memória e pertencimento, ao mesmo tempo em que provoca reflexões sobre preservação ambiental e as disputas territoriais e identitárias, muito em voga nos debates recentes sobre como a Amazônia é vista pelo restante do país.

A exposição revela o cotidiano e a vivência das populações paraenses como um território vivo de saberes, tradições e sensibilidade estética, mostrando que a percepção de espaço, natureza e cultura nasce de uma experiência profunda com a Amazônia. Ao levar esse recorte da produção amazônica para o Rio de Janeiro, a mostra convida o público a conhecer nomes em ascensão da arte nortista, reafirmando a região como um espaço potente de resistência, reinvenção e projeção global.

"Como maior investidor privado em Cultura do país, a Vale atua para democratizar o acesso à arte e apoiar a diversidade de manifestações artísticas. Levar a exposição “Um Norte em Nós” para a ArtRio faz parte desta estratégia de nacionalização dos investimentos culturais, promovendo o diálogo entre os eixos Norte-Nordeste e Sul-Sudeste e a integração das muitas culturas que formam a nossa”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Com curadoria de Henrique Montagne, que estará na feira juntamente com a artista plástica Barbara Savannah, a mostra alerta para a importância de que as falas sobre a Amazônia sejam protagonizadas por seus próprios agentes culturais. Para Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura, a presença na ArtRio é um marco. “Ao trazermos a mostra para uma das maiores feiras de arte da América Latina, enxergamos a oportunidade de inserir nos circuitos das artes as práticas enraizadas na Amazônia brasileira. Antes vista como território isolado, a região hoje revela artistas que materializam narrativas plurais, conectadas com o mundo e capazes de traduzir a reinvenção e a resistência amazônica”.

"Um Norte em Nós"

A exposição foi um dos trabalhos contemplados pelo edital Casa Aberta Amazônia Paraense, promovido pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, parte da rede de equipamentos do Instituto Cultural Vale. O projeto reuniu obras de 12 artistas de diferentes regiões do Pará. Por meio de diferentes linguagens - como pintura, fotografia e videoarte, eles apresentaram por mais de três meses, ao público de Canaã dos Carajás, suas percepções sobre a Amazônia e suas múltiplas identidades.

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás vem se firmando como um importante aparelho cultural de promoção e preservação da cultura, no Pará, onde mantém uma escola de arte-educação, atendendo cerca de 700 pessoas. O espaço também promove uma programação mensal com exposições, oficinas, workshops, palestras e espetáculos diversos, que atendem comunidades do Sudeste do Pará e fortalecem territórios criativos. Seu compromisso é fomentar, por meio da arte e educação, o acesso à cultura, o fortalecimento do território e contribuir com o usufruto da cidadania cultural.

ArtRio 2025

A ArtRio chega à sua 15ª edição consolidada como uma das mais importantes feiras de arte da América Latina. De 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, o evento reunirá mais de 80 galerias nos pavilhões Terra e Mar, além de áreas de gastronomia e convivência, fortalecendo sua atuação contínua na difusão da arte brasileira e na formação de novos públicos. Este ano, a feira também marca a estreia da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, realizada em parceria com a Prefeitura, que levará artes visuais, cinema, dança, teatro, design e outras expressões para toda a cidade.