Universidade promove manhã solidária e renova esperanças de crianças em Ananindeua

UNAMA Ananindeua promove circuito especial com atividades lúdicas e doações para mais de 200 pequenos atendidos por projetos sociais do município.

Publicado em 15 de abril de 2025 às 15:10

Universidade promove manhã solidária e renova esperanças de crianças em Ananindeua
Universidade promove manhã solidária e renova esperanças de crianças em Ananindeua Crédito: Reprodução/UNAMA

Uma manhã recheada de afeto, chocolate e sorrisos marcou a Páscoa de mais de 200 crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Instituto Sonhar e Construir, em Ananindeua. A ação aconteceu nesta quarta-feira (16), na Universidade da Amazônia (UNAMA), e contou com um circuito de atividades pedagógicas, contação de histórias e a doação de ovos de chocolate produzidos pelos próprios estudantes da instituição.

Organizado pela coordenação de Responsabilidade Social da UNAMA Ananindeua, o evento reuniu alunos dos cursos de Gastronomia, Serviço Social, Arquitetura, Pedagogia e Nutrição, que se mobilizaram para transformar o campus em um espaço de inclusão, aprendizado e acolhimento.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da unidade, Pamela Almeida, a iniciativa vai além do entretenimento: busca inspirar os pequenos a sonhar com um futuro possível na universidade. “A preparação de atividades socioeducativas para o público infantil tem o objetivo de acolher e dar acesso à Instituição. É um incentivo para os sonhos dos pequenos em estarem aqui no futuro como alunos também”, afirma.

Durante a programação, as crianças também colocaram a mão na massa ao lado dos universitários do curso de Gastronomia, auxiliando na produção dos ovos de chocolate. A atividade, conduzida pelo professor Kenny Nogueira, simbolizou a troca de saberes e o fortalecimento de vínculos com a comunidade local. “Todo o conhecimento adquirido na Universidade deve ser transformado em ações concretas capazes de impactar positivamente a sociedade. Essa iniciativa promove empatia, responsabilidade social e um aprendizado além da sala de aula”, destacou.

Reconhecida como a Universidade da COP30, a UNAMA reforça com iniciativas como essa o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, mostrando que o ensino superior pode e deve caminhar de mãos dadas com a transformação da realidade ao seu redor.