Usina Termoelétrica inicia testes em Barcarena

Início da fase é um novo momento para a implantação do uso de gás natural no Pará

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 16:42

Usina promete ser uma das maiores do Brasil no processo de transição energética
Usina promete ser uma das maiores do Brasil no processo de transição energética Crédito: Bruno Cecim / Ag. Pará

A Usina Termoelétrica Novo Tempo, localizada na cidade de Barcarena, nordeste do estado, inicia a sua fase de testes, com a ignição de turbinas movidas a gás natural e a vapor. A medida é um marco para a Companhia de Gás do Pará.

O projeto faz parte da transição energética, com fornecimento ao sistema nacional previsto até o fim deste ano, com uma das maiores capacidades de geração da região Norte.A empresa vencedora da licitação já está em fase de testes há três semanas e acompanha cada passo da estrutura.

Para se ter ideia da potência, a produção de 624 megawatts é capaz de abastecer 2,6 milhões de residências, o que equivale a 25% de todo o estado do Pará.

O Sistema de Distribuição de Gás Natural ainda não foi inaugurado, mas em breve irá atender as operações da usina, ao ponto do local ser uma das maiores do país, com início previsto das operações para agosto de 2026.

“Começa uma nova era de geração de energia interligada para dar mais confiabilidade ao sistema nacional. O Pará, como grande produtor de energia, através das suas hidrelétricas, vai aumentar sua capacidade de geração, com uma usina de funcionamento contínuo”, destacou Fernando Flexa Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará.