Vacinação contra a gripe segue até o dia 30 de abril em Belém

A imunização é considerada uma das principais estratégias de prevenção em saúde pública.

Publicado em 23 de abril de 2026 às 22:59

O Dia D nacional será realizado também neste sábado, com vacinação gratuita nas unidades básicas de Saúde (UBS).
O Dia D nacional será realizado também neste sábado, com vacinação gratuita nas unidades básicas de Saúde (UBS). Crédito: Tomaz Silva - Agência Brasil

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reforça o chamado à população para a campanha de vacinação contra a influenza 2026. A imunização, considerada uma das principais estratégias de prevenção em saúde pública, segue em andamento em Belém com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir os casos graves da doença, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A campanha teve início em novembro de 2025, com previsão inicial de encerramento em 28 de fevereiro de 2026. No entanto, foi prorrogada até o dia 31 de março exclusivamente para os grupos prioritários. Desde 1º de abril, a vacinação foi ampliada para o público em geral, com previsão de encerramento no dia 30.

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém, e para se vacinar é só comparecer com um documento de identificação ou carteira de vacinação atual.

Outras vacinas

Além da vacina contra a influenza, as unidades municipais de saúde também disponibilizam diversos outros imunizantes para atualização da caderneta vacinal da população.

Ao público infantil, são ofertadas vacinas como BCG, hepatite B, meningocócica C e ACWY, pneumocócica 10, poliomielite, pentavalente, rotavírus, tríplice viral, varicela, DTP e hepatite A.

Já para adolescentes, estão disponíveis as vacinas meningocócica ACWY, HPV e dengue.

As gestantes também contam com um esquema específico de imunização, com vacinas como dTpa, VSR, hepatite B, influenza e Covid-19, fundamentais para proteger tanto a mãe quanto o bebê.