Veja dicas de preparação para o Enem com estratégias de estudo na reta final

Professor recomenda que os alunos identifiquem suas dificuldades e priorizem áreas com mais necessidade de melhoria.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 26 de novembro de 2025 às 18:27

Prova do Enem 2025
Prova do Enem 2025 Crédito: Agência Pará

Faltando pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, estudantes de todo o Brasil estão aprimorando suas estratégias de estudo para garantir bons resultados. Além da revisão de conteúdos, a ênfase está em simulados, redação e gestão do tempo. Professor recomenda que os alunos identifiquem suas dificuldades e priorizem áreas com mais necessidade de melhoria.

O professor de matemática, Leopoldo Moura, recomenda que os alunos a façam uma análise por todas as habilidades que sempre aparecem nas provas do Enem e confrontem com a 1º aplicação.

“Esse aluno tem em mãos uma aplicação que já ocorreu. Então ele pode analisar que as habilidades caíram, e imagino que elas devam voltar, mas não com o mesmo objeto do conhecimento (conteúdo)”, explicou.

Para ter bons resultados, Leopoldo diz que “as estratégias são no momento da resolução da prova, quando o aluno deve foliar a prova e buscar as habilidades que são consideradas mais fáceis. E isso é treinado durante o ano. Questões de gráficos, conhecimento numérico, operações básicas, estatística, porcentagem e proporção.”

“O aluno deve deixar para o final as questões mais complexas, como análise combinatória, probabilidade, logaritmo. Assim a prova se desenrola com mais facilidade e o aluno terá um TRI (pontuação dada pelo INEP) muito melhor, por ter tido uma coerência pedagógica nas suas resoluções, onde ele deve acertar as fáceis, entes de acertar as difíceis.”

Como professor de matemática, disciplina considerada por muitos alunos uma das mais difíceis e diz que “as prioridades são: Proporção, porcentagem, operações básicas, análise de gráficos, noções de escala e estatística e cálculos simples de geometria plana e espacial.”

Plataformas digitais e aulas online têm sido essenciais nesse processo, permitindo que os candidatos reforcem suas habilidades, principalmente nas disciplinas de Matemática e Redação. A gestão emocional também ganhou destaque, com muitos estudantes buscando apoio psicológico para lidar com o estresse e a ansiedade, comuns nesta fase.

Às vésperas do Enem, as principais orientações são descansar bem e evitar o estudo intenso para não gerar ansiedade. Leopoldo diz que é crucial organizar a logística, como separar os documentos e caneta, e planejar o trajeto até o local de prova. Manter a calma com atividades relaxantes e ter uma alimentação leve, priorizando o bem-estar físico e mental.

“É momento de descanso, ter uma boa alimentação e cuidar da saúde mental. Tudo que tinha pra ser estudado, já foi feito com toda certeza”, finalizou.