Veja o que é proibido fazer nos patinetes elétricos recém-lançados em Belém

Modalidade sustentável virou febre nas ruas da capital paraense, mas uso exige atenção a regras e pode gerar advertências e bloqueios.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 17:08

Veja o que é proibido fazer nos patinetes elétricos recém-lançados em Belém
Veja o que é proibido fazer nos patinetes elétricos recém-lançados em Belém Crédito: Jader Paes/Prefeitura de Belém

Desde que chegaram às ruas de Belém no domingo (03), os patinetes elétricos da Jet vêm roubando a cena. Parte das iniciativas de mobilidade urbana para a COP30, os equipamentos se tornaram uma febre entre os moradores da capital paraense e também nas redes sociais.  Entretanto, com a popularização, surgem dúvidas sobre o que é permitido e o que pode resultar em punições ao utilizar o novo modal sustentável.

A empresa responsável pelos patinetes, a Jet, alerta que o uso é estritamente individual. Apesar de ser comum ver usuários dividindo o transporte com amigos ou familiares, essa prática é proibida e pode gerar advertência, multa ou até bloqueio do acesso ao serviço Segundo a empresa, além de violar os termos de uso, andar em dupla aumenta consideravelmente o risco de ferimentos em caso de queda.

Outro comportamento vedado é pular do patinete em movimento. O equipamento não é projetado para suportar impactos intensos, e ações como essa podem causar danos ao veículo, além de representar riscos à integridade física do usuário.

Entre outras regras que constam nas diretrizes da Jet, estão:

• É proibido utilizar o patinete sob efeito de álcool ou drogas;

• Menores de 18 anos não podem operar o equipamento;

• O uso em condições climáticas adversas, como chuvas fortes ou ventos intensos, também é vetado;

• Usuários com mais de 100 kg devem evitar o uso, pois esse é o limite de peso suportado pelo veículo.

A velocidade máxima permitida é de 20 km/h, e a empresa orienta que, antes de iniciar o trajeto, o usuário verifique o sistema de freios, respeite os limites de velocidade, obedeça às regras de trânsito e utilize capacete de proteção.

O objetivo das normas, segundo a Jet, é garantir segurança tanto para os condutores quanto para pedestres. Com a chegada da COP30, Belém aposta na mobilidade sustentável como alternativa para reduzir impactos ambientais e melhorar a circulação urbana, mas o uso consciente e responsável do novo modal é fundamental para o sucesso da iniciativa.

Para mais informações, regras completas e o funcionamento do serviço, os usuários podem consultar o aplicativo oficial da Jet.