Vendaval causa estragos em barracas na praia do Tucunaré em Marabá

Fortes ventos destruíram barracas na Praia do Tucunaré e provocaram alagamentos e falta de energia em outros pontos da cidade nesta quarta-feira, 14.

Publicado em 15 de agosto de 2024 às 08:07

Barracas destruídas na praia do Tucunaré
Barracas destruídas na praia do Tucunaré Crédito: Reprodução

Um vendaval atingiu Marabá, no sudeste do Pará, na tarde desta quarta-feira, 14, causando destruição na Praia do Tucunaré, localizada no Rio Tocantins. Segundo o Debate Carajás, as rajadas de vento derrubaram tendas, arrastaram mesas e cadeiras, forçando a interdição das barracas no feriado da Adesão do Pará, nesta quinta-feira, 15, para reparos.

Além da praia, outras áreas da cidade também sofreram impactos. Na Nova Marabá, algumas vias ficaram alagadas e houve interrupções no fornecimento de energia. Moradores da Folha 31 relataram que a falta de energia começou às 16h e só foi restabelecida por volta das 22h30.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra como ficaram as barracas no local. Uma pessoa mostra vários objetos espalhados pela praia, além de várias barracas destruídas.

Embora seja uma época seca em Marabá, informações de especialista do Inmet em Belém, explica que o fenômeno pode estar ligado ao desmatamento e às queimadas. "A destruição da vegetação aumenta a emissão de partículas na atmosfera, o que favorece chuvas em períodos atípicos", comentou.