VerDemocracia debate Eleições 2026, tecnologia, inclusão e sustentabilidade em Belém

O evento reunirá ministros de tribunais superiores, magistrados, servidores, especialistas e representantes da sociedade civil.

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 10:31

A abertura do Fórum Nacional Verdemocracia acontece nesta segunda, em Belém. 
A abertura do Fórum Nacional Verdemocracia acontece nesta segunda, em Belém.  Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), às 18h30, acontece a abertura do Fórum Nacional Verdemocracia, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O evento reunirá especialistas da Justiça Eleitoral e convidados para debater temas como os impactos das questões ambientais na logística das eleições, o papel da tecnologia e da inteligência artificial nos direitos dos eleitores, e as estratégias que a Justiça Eleitoral deve adotar para amenizar os efeitos das mudanças climáticas no pleito de 2026.

Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o evento reunirá ministros de tribunais superiores, magistrados, servidores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas.

A conferência de abertura será conduzida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. A programação ainda inclui painéis sobre impactos climáticos na logística das eleições, sustentabilidade nas práticas eleitorais, combate à desinformação, direito ao voto, inclusão e acessibilidade.

O evento propõe um diálogo essencial sobre como garantir o direito ao voto com segurança, inclusão e acessibilidade em um país de dimensões continentais, atravessado por emergências climáticas.

O Fórum será encerrado na quarta-feira (17) com a conferência do ministro do STF e vice-presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, com o tema "Eleições 2026: desafios e perspectivas".