Publicado em 20 de setembro de 2024 às 10:14
Nesta sexta-feira, 20, Belém será palco de vários fóruns realizados por Organizações Internacionais do Turismo. Os encontros fazem parte da programação oficial do G20 Turismo. Os debates vão abordar temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e o turismo gastronômico. A vice-governadora do estado, Hana Ghassan, destaca a importância de Belém, sediar o G20 Turismo, considerado um dos maiores eventos de Turismo no mundo.
A abertura oficial terá a presença de autoridades, incluindo o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino; o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili; a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, e o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb. Será realizada uma coletiva no local com as autoridades.
O encontro marca a conclusão de uma série de discussões realizadas ao longo deste ano em torno de temas estratégicos para o setor, como sustentabilidade, qualificação profissional e atração de investimentos.
O evento foi aberto na última quinta-feira, 19, pela secretária-executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, e pelo presidente do grupo técnico e chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri. A programação para os próximos dias inclui uma série de painéis paralelos e discussões ministeriais.
Hoje, o dia começa com uma abertura conjunta liderada por figuras como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e líderes de organizações internacionais como a WTTC e a ONU Turismo. Entre os destaques, está o Fórum de Sustentabilidade, focado em promover políticas de turismo que impulsionem o turismo sustentável.
No terceiro dia, neste sábado, 21, haverá a reunião ministerial, com a participação dos líderes do setor de diversos países e reuniões bilaterais para discutir parcerias estratégicas. O evento destaca o diálogo entre os setores público e privado, explorando soluções inovadoras para o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, seus arredores e em todo o mundo.