Vídeo: balsa passa por cima de rabeta em porto de Cametá, no Pará

Populares tentaram retirar a embarcação pequena do lugar, mas não tiveram sucesso.

Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 18:16

Rabeta foi arrastada por uma balsa às margens do rio Tocantins.
Rabeta foi arrastada por uma balsa às margens do rio Tocantins. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (2), uma embarcação pequena, popularmente conhecida como “rabeta”, foi arrastada por uma balsa às margens do rio Tocantins, no porto de Cametá, município localizado no nordeste paraense. Não houve feridos.

Imagens de câmeras de segurança do local registraram o momento que a balsa estava se aproximando da margem para o desembarque de veículos e passageiros, quando a rabeta, com duas pessoas a bordo, cruzou o rio em direção à embarcação maior repentinamente, sem dar tempo para evitar o impacto.

Com o impacto da colisão, a rabeta ficou parcialmente presa sob a estrutura da balsa e foi arrastada por alguns metros. Imediatamente, os ocupantes da rabeta pularam na água e conseguiram nadar até a margem, escapando sem ferimentos.

Moradores que estavam nas proximidades viram a cena e assistiram ao resgate improvisado da embarcação, embora tenham tentado puxar a rabeta debaixo da balsa, não tiveram sucesso, diante do peso e da estrutura da embarcação maior.

Apesar do susto, o acidente deixou vítimas. As autoridades locais foram acionadas para investigar as circunstâncias da colisão, o uso de sinalização e as condições de navegação no porto, ponto bastante frequentado por rabetas, balsas e pequenas embarcações.