Publicado em 6 de novembro de 2024 às 13:15
Duas pessoas estão desaparecidas, após naufrágio de uma embarcação, que aconteceu em decorrência de um vendaval registrado no Rio Tapajós, município de Belterra, oeste paraense, na tarde da última segunda-feira, 4. Segundo informações, era uma embarcação do tipo empurrador, que estava carregada com brita.
O naufrágio aconteceu próximo à Praia do Pindobal, onde havia um empurrador com cinco pessoas a bordo. Testemunhas relataram que a embarcação ficou à deriva diante do vendaval e três pessoas foram resgatadas com vida. No entanto, dois tripulantes do veículo aquático não foram mais vistos. Eles teriam retornado para o empurrador na tentativa de pegar os pertences, mas foram arrastados pela água. Moradores da área acionaram o Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil para auxiliar nas buscas pelas duas vítimas que estão desaparecidas.
Na cidade de Santarém, também no oeste paraense, várias barracas que ficavam na beira das praias, foram destruídas pelos fortes ventos, causando prejuízos para moradores de toda a região.
Nos dois municípios, que são banhados pelo Rio Tapajós, há registros dos estragos que ocorreram devido à ventania. Na Praia do Pindobal, a força da água fez barracas desmontarem e serem levadas pela correnteza. Algumas barracas em Alter do Chão também foram destruídas pela força da água. A situação na região, após o vendaval, é acompanhada pela pelas autoridades da área. Conforme os relatos locais, em alguns pontos os moradores dos municípios ficaram sem energia elétrica por algumas horas.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que as buscas pelas vítimas continuam. A Prefeitura de Santarém, além de dizer que a praia de Pindobal é da jurisdição do território belterrense, comunicou que não houve registros de naufrágio de embarcação, no município de Santarém.