Vídeo: queda de mangueira derruba quatro postes de energia no Umarizal, em Belém

O tempo chuvoso aumenta a quantidade de quedas de mangueiras, em Belém. As quedas podem ter diversas causas, como infestação de cupins, doenças e descuido com a arborização urbana.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 10:01

Queda de mangueira derruba quatro postes de energia, danifica carros de passeio e causa transtornos na Travessa Dom Pedro I, bairro Umarizal, em Belém.
Queda de mangueira derruba quatro postes de energia, danifica carros de passeio e causa transtornos na Travessa Dom Pedro I, bairro Umarizal, em Belém. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta quinta-feira, 12, uma mangueira caiu, derrubando quatro postes de energia elétrica da Travessa Dom Pedro I, próximo à Praça Brasil, bairro Umarizal, em Belém, capital paraense.

Um vídeo mostra os postes caídos, atravessados na via por cima de carros de passeio, impedindo o tráfego de veículos e causando perigo a pedestres que passam pela área.

O tempo chuvoso aumenta a quantidade de quedas de mangueiras, em Belém. As quedas podem ter diversas causas, como infestação de cupins, doenças e descuido com a arborização urbana:

Infestação de cupins

A destruição do sistema radicular e do caule da árvore pode ser causada por uma infestação de cupins.

Doenças

A antracnose é uma doença que afeta as mangueiras em regiões com muita chuva e umidade relativa. A seca-da-mangueira é uma doença causada por um fungo de solo que pode matar mangueiras de qualquer idade.

Descuido com a arborização

O plantio de árvores em Belém diminuiu progressivamente nas décadas de 1980 e 1990. Muitas mudas eram plantadas pequenas, o que contribuía para a sua morte.

Belém é conhecida como a “Cidade das Mangueiras” devido à grande quantidade de árvores desse tipo que foram plantadas na época do Brasil colônia.