VÍDEO: Trechos da BR apresentam alagamentos e risco de aquaplanagem

Pontos críticos entre Marituba e Santa Isabel dificultam passagem de veículos nesta sexta-feira (17).

Publicado em 17 de abril de 2026 às 17:54

Pontos de alagamento na Região Metropolitana.
Pontos de alagamento na Região Metropolitana. Crédito: Reprodução

Motoristas que trafegam pela rodovia entre Belém e municípios da Região Metropolitana enfrentam dificuldades na tarde desta sexta-feira (17) por conta de pontos de alagamento ao longo da pista. Os trechos mais críticos foram registrados no km 13, em Marituba, e no km 33, em Santa Isabel, além de outras áreas até o km 50.

De acordo com relatos, o acúmulo de água ocupa parte da via e compromete a visibilidade e a aderência dos pneus, o que tem dificultado a travessia, principalmente para veículos de menor porte. Em alguns casos, condutores precisaram reduzir drasticamente a velocidade para conseguir seguir viagem com segurança.

A situação acendeu um alerta para o risco de aquaplanagem, fenômeno que ocorre quando os pneus perdem o contato com o asfalto devido à lâmina de água, fazendo com que o veículo deslize e o motorista perca o controle da direção.

A Polícia Rodoviária Federal emitiu aviso em grupos de monitoramento, orientando que condutores redobrem a atenção ao trafegar pela região. A recomendação é reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente e evitar manobras bruscas. Para quem pretende pegar a estrada nas próximas horas, a orientação é avaliar as condições do trajeto antes da viagem e, se possível, aguardar a melhora do tempo.

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Cássio Leal.