Publicado em 12 de setembro de 2024 às 13:10
Para garantir a segurança dos romeiros que seguem o cortejo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Belém, além da coordenação do Círio, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que fazem parte do Grupo de Infraestrutura do Círio, realizaram uma vistoria técnica no percurso da trasladação e da grande procissão do segundo domingo de outubro.
A vistoria foi realizada a pé na última terça-feira,10, indo da Catedral da Sé, na Cidade Velha, até a praça Santuário, em Nazaré. “A medida serviu para checarmos o que tem de problema pelo trajeto do Círio, que a Prefeitura e os órgãos colaboradores possam resolver, para termos o mínimo possível de dificuldades, e para evitarmos também os acidentes no Círio”, explica o diretor do departamento de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e coordenador do Grupo de Infraestrutura do Círio, engenheiro Francisco Damião.
“Foram detectadas algumas calçadas, que já recebem manutenções, além da iluminação pública e cênica, que vai permanecer na cidade até o aniversário de Belém, 12 de janeiro, e competem à Seurb. Avaliamos também os pontos de estruturas, que envolvem praticáveis, palcos, palanques, tablados, tapumes e arquibancadas, e pontos de apoio. Além da importância de evitarmos os grandes buracos que ficam nas golas das árvores, que competem à Semma e alguns órgãos, e outras situações”, observa o coordenador do grupo.
Obras da COP-30
Francisco Damião destaca que este ano, no trajeto do Círio, as obras que estão sendo realizadas pela gestão municipal, em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 ,em Belém, vão exigir algumas adequações.
“Em uma parte do percurso do Círio há obras importantes da Prefeitura que não podem parar, pois são para a COP-30, entre elas o Complexo do Ver-o-Peso, os Mercados de Peixe e Carne; as feiras provisórias na avenida Portugal e na praça do Relógio. Então, nestes locais teremos que fazer algumas adequações, para garantir segurança e tratamos isso junto às empresas responsáveis pela obras”, afirma o engenheiro.
As próximas vistorias devem ser realizadas por cada instituição, a partir de um relatório contendo a situação que compete a cada componente do grupo. Além da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), fazem parte do grupo as Secretarias de Economia (Secon), de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e de Meio Ambiente (Semma).
Também participam a Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur), Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Comissão da Defesa Civil (Comdec), Agência Distrital de Icoaraci (Adic), a Coordenação do Círio, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Equatorial.
Estruturas - Quem ainda não solicitou à Seurb a instalação de estruturas ao longo do trajeto da Trasladação e da grande romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2024, o prazo segue até dia 27 de setembro. As estruturas envolvem praticáveis, palcos, palanques, tablados, tapumes e arquibancadas. Mais informações sobre como solicitar a instalação acesse aqui.
Visita da santa - Às 13h desta sexta-feira, 13, a Seurb recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Na sede da Secretaria, em Nazaré, a santa será recebida pelo secretário de Urbanismo, Lélio Costa, e com uma celebração da palavra feita pelo diácono Francisco Damião, da paróquia de São José, no Umarizal. O evento é aberto aos servidores do órgão.
Com informações do Portal Agência Belém