Almoço do Círio já mobiliza busca por itens nas feiras

Busca por itens deve fazer com que preços aumentem as vésperas do Círio 2025

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 18:43

Tradicional almoço do Círio já começa a mobilizar pessoas e o motivo é pagar mais barato.
Tradicional almoço do Círio já começa a mobilizar pessoas e o motivo é pagar mais barato. Crédito: Marco Nascimento / Ag. Pará

O tradicional almoço do Círio que reúne famílias após a grande procissão já é motivo de busca por itens nas feiras e supermercados da capital paraense. O motivo é pagar mais barato antes do aumento dos preços, por conta da alta procura.

A busca por itens como tucupi, maniva, ingredientes da maniçoba e outros atrativos do almoço já movimenta a rotina da dona de casa Célia Amaral. Para ela, a busca por itens de forma cedo é uma forma de ganhar tempo com aproximação das romarias e diversas programações do Círio.

“Já faço isso há 12 anos. Quando chega setembro, costumo antecipar as compras do almoço para pagar mais barato. Tiro tudo faltando poucos dias do Círio, pois os meus filhos vão atrás de outros itens, enquanto que o principal, no caso o almoço, já está tudo preparado”, destaca.

Com a aproximação do segundo domingo de outubro, a busca por itens como jambu, tucupi, maniva e outros sofre um aumento de preços, assim como o pato, principal item do almoço. Feiras como a do Ver-o-peso, 25 de setembro e Ceasa são opção para quem busca pagar mais barato.

Assim como todos os anos, o DIEESE prevê um aumento nos itens do almoço do Círio, em relação ao ano anterior. Em 2024, o aumento foi de 20%, com destaque para o tucupi e o pato.