Publicado em 9 de outubro de 2025 às 19:39
Os fiéis conheceram o novo manto que vestirá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante missa realizada, nesta quinta-feira (9), na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.>
A peça foi criada pela estilista Letícia Nassar e foi trabalhada durante oito meses, com uma equipe que dedicou tempo, talento e compromisso para destacar a peça que irá vestir a imagem da padroeira dos paraenses a partir desta sexta-feira (10), por ocasião do Traslado para Ananindeua.>
O manto foi criado de acordo com a temática do Círio 2025, cujo tema é “Maria, mãe e rainha de toda a criação”. O trabalho que começou no mês de fevereiro começou a ganhar forma e finalmente vai ganhar os olhares dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré.>
O manto foi doação de um casal devoto da padroeira dos paraenses.>
Os materiais utilizados são pedras preciosas, com detalhes em rosa e verde.>
Este é o segundo ano em que Leticia Nassar assina a confecção do manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, uma vez que ela já havia desenhado a peça no Círio 2024.>
Confira em detalhes:>
O Manto>
O manto de 2025 faz uma homenagem a um dos mosaicos da Basílica-Santuário. Ele traz em seu centro a Árvore da Vida, que no início foi símbolo do núcleo da criação perfeita de Deus e, no plano da redenção, tornou-se a Cruz de Cristo.>
Nele, Adão e Eva, já redimidos pelo amor encarnado e consumado de Deus, se prostram em adoração diante de Jesus.>
Ao longo de todo o manto, contemplamos as maravilhas da criação: a noite e o dia, as estrelas e as águas, cada elemento revelando infinitos significados em nossa caminhada cristã.>
Das águas surgem ramos de rosas, recordando a promessa de que uma mulher esmagaria a cabeça da serpente, vencendo o mal. Essa mulher é Maria, que trouxe ao mundo o Salvador e, com suas virtudes, nos ensina o caminho de volta ao Céu.>
Materiais Utilizados na confecção>
O manto de 2025 foi confeccionado em cetim italiano, com o fundo bordado em vidrilhos de cristal branco acetinado.>
As folhas da árvore são representadas por cristais verdes, e as pequenas rosas que adornam a árvore, são feitas de coral.>
O céu, bordado em cristais em diversos tons de azul, traz também zircônias, simbolizando as estrelas.>
Abaixo da árvore, podemos ver uma base verde, bordada com hematitas naturais, e uma rocha dividida, quebrada, também bordada em diversos tons de vidrilhos para que fosse alcançado o efeito de profundidade e textura.>
As águas, tem a base bordada em linha e recoberta por cristais. As espumas das águas, são bordadas em miçangas, e todo trabalho é feito em relevo, garantindo que o manto tivesse um efeito tridimensional.>
No centro das águas, surge uma aurora bordada em vidrilhos de cristal e uma pedra preciosa de 20 quilates, uma moissanite amarela, representando o sol.>
Nas Rosas, também bordadas com volume, podemos ver dois tons de rosa, criando o efeito de profundidade, luz e sombra.>
Em torno das rosas, pequenas abelhas de metal adornam o manto, símbolo do trabalho em comunidade, trabalhando não para si, mas para um bem maior. Essas abelhas somos nós, igreja de cristo.>
As folhas das roseiras, são feitas em vidrilho, e moldadas em arame manualmente para que tenham movimento.>
A borda do manto é bordada com contas de opala, sugerindo uma moldura de mármore.>
O BROCHE>
O broche deste ano vem em formato redondo, feito em prata, e trás o símbolo “Peregrinos da Esperança” para o Jubileu de 2025, que representa a humanidade caminhando unida em busca da esperança e da fé mesmo em meio às dificuldades da vida, simbolizadas pelas ondas.>
A cruz se transforma em uma âncora, que é um símbolo tradicional da esperança, especialmente em situações de tempestade, e a imagem transmite a ideia de uma fé comunitária que oferece segurança, união e estabilidade.>
Em Torno da peça, a corda do CÍRIO, símbolo de união e comunidade, onde romeiros caminham unidos, mesmo com muita dificuldade, permanecem em Cristo e sua mãe, em busca de esperança.>
Equipe Manto 2025>
DESENHO: Leticia Nassar>
ESTILISTA: Leticia Nassar>
BORDADO: Daniella Guerra, Fernando Machado e Luiz Paulo Ferreira>
COSTURA E ACABAMENTOS: Rita Tomé>
APOIO: Sheila Craveiro>