Museu do Círio mostra detalhes da fé ao longo dos anos

Local guarda um rico acervo de graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 06:41

Museu do Círio mostra detalhes da fé ao longo dos anos
Museu do Círio mostra detalhes da fé ao longo dos anos Crédito: Divulgação

A história do Círio de Nazaré se confunde com alguns pontos da fé em Nossa Senhora de Nazaré. Uma destas relações está a poucos metros da saída da procissão do segundo domingo de outubro.

Localizado na Rua Pe. Champagnat , o museu do Círio guarda um pouco do rico acervo dos devotos que agradecem a padroeira por algum objeto. São relatos de fé e devoção para com a Santinha.

Inaugurado em 1986 por idéia do então historiador Carlos Rocque, o espaço passou por transformações ao longo dos anos, com aproximadamente 100 peças com objetos simbolizando graças alcançadas por intercessão da padroeira dos paraenses.

Os itens são bastante variados, desde barcos e casas até mesmo réplicas de berlinda com a imagem da santa.

“Cada objeto demonstra um pouco dessa relação dos devotos com Nossa Senhora de Nazaré. Barcos, casas, potes de água e muitos outros objetos que relatam as histórias de fé por graças alcançadas”, afirma a historiadora Mízar Bonna.

Outro local que guarda as promessas do Círio é o “Memorial de Nazaré”. O local guarda pontos do Círio e claro, as inúmeras promessas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Cada um com seu significado e simbolismo.

Para a edição 2025, os dois espaços devem receber exposições que contam tudo sobre a relação do Círio com o povo paraense e seus promesseiros. A cada ano, o acervo de objetos levados pelos romeiros no domingo do Círio é alterado, com um toque de fé e devoção.

As promessas levadas aos romeiros no Círio são recolhidos nos carros de promessa que vão ao longo da romaria. No dia seguinte, os objetos são recolhidos pela Guarda de Nazaré que faz a separação dos objetos.

CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Memorial de Nazaré

Segunda a Sexta das 9 às 13h e 14h às 18h

Sábados - 8 às 12h

Museu do Círio

Terça a Domingo - das 9 às 17h

Segunda - Fechado