Romaria Fluvial do Círio de Nazaré reúne 50 mil fiéis e mais de 400 embarcações nas águas da Baía do Guajará

Procissão chegou à Escadinha do Cais do Porto após mais de duas horas de percurso entre Icoaraci e o centro de Belém.

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 12:15

Imagem Peregrina está no navio Garnier Sampaio -
Imagem Peregrina está no navio Garnier Sampaio - Crédito: Redes sociais

Após cerca de duas horas e meia de travessia, a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré chegou por volta das 11h20 deste sábado (11) à Escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina, em Belém. A procissão, uma das mais tradicionais e emocionantes da festividade, partiu às 8h50 do Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, percorrendo 18,5 quilômetros — aproximadamente 10 milhas náuticas — a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil.

Antes do início da romaria, foi celebrada uma missa no Trapiche de Icoaraci, presidida pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas acompanharam o cortejo pelas margens e embarcações, que somaram mais de 400 nesta edição.

Considerada uma das mais belas e simbólicas procissões do Círio, a Romaria Fluvial acontece desde 1986 e celebra a fé dos paraenses sobre as águas da Baía do Guajará.

A chegada da Imagem Peregrina à Escadinha da Praça Pedro Teixeira foi marcada por honras de Chefe de Estado, tradição mantida pela Polícia Militar desde 1999, em cumprimento à Lei Estadual nº 4.371/1971, que proclama Nossa Senhora de Nazaré como Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.

Após o desembarque, a Imagem Peregrina seguiu em cortejo pelas ruas do centro de Belém na Moto Romaria, dando continuidade à programação oficial do Círio 2025.