Veja dicas para hidratação durante o Círio de Nazaré

Programação do Círio exige cuidados com a saúde de quem vai apenas ver a passagem ou quem vai caminhar durante a romaria

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 17:13

Círio de Nazaré exige cuidados para os romeiros, em especial aos que vão na corda
Círio de Nazaré exige cuidados para os romeiros, em especial aos que vão na corda Crédito: Diego Beckman / Roma News

Nos próximos dias os fiéis serão aguardados pelas ruas de Belém para participar das procissões do Círio de Nazaré e isso vai exigir atenção especial para a saúde, principalmente para a hidratação

De acordo com a nutricionista Ana Laura Fonseca, os cuidados precisam ser tomados na véspera das procissões, a fim de adaptar o corpo para a maratona das romarias.

“Belém é uma cidade com clima úmido e quente. A hidratação deve ser no dia anterior e não pode ser no dia, se acostume a tomar um litro a mais do que o normal. No dia, um gole de água de 20 em 20 minutos, mas se tiver água de coco é o ideal”, destaca.

Ana Laura Fonseca explica cuidados para os romeiros do Círio
Ana Laura Fonseca explica cuidados para os romeiros do Círio Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Os cuidados também são importantes para quem vai na corda ou até quem irá caminhar longas distâncias, em especial, os peregrinos que saem de diversas cidades do interior do estado rumo à Belém.

“Para quem vai na corda, jante porque tem que sair cedo, mas coma. Não tenha medo de carboidrato e proteína. O ideal é levar sacher de mel, cereais e afins”, pondera.

“Já para quem vai caminhar longas distâncias, o ideal é se alimentar adequadamente, pequenas refeições ajudam e o ideal é evitar comidas gordurosas em locais desconhecidos”.

É BOM EVITAR

Ana Laura faz o alerta para evitar certos tipos de alimentação diante das romarias.

“Cuidado para não comer comida gordurosa e nada de fritura. Use e abuse de frutas, legumes, verduras, feijão, arroz e suco natural para o corpo estar bem diante das procissões”, finaliza.