Vitrais unem história com a devoção nazarena no Pará

Ícones da Basílica Santuário de Nazaré mostram a cultura com a história da religiosidade na Amazônia

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 06:53

Vitrais unem história com a devoção nazarena no Pará.
Vitrais unem história com a devoção nazarena no Pará. Crédito: Roma News

A Basílica Santuário de Nazaré, localizada no centro de Belém, mostra uma beleza que encanta visitantes e devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Entre eles, estão os vitrais do Santuário, que contam um pouco da história da igreja católica e também do próprio Círio de Nazaré.

Ao todo, são 54 vitrais espalhados por toda a igreja que mostram momentos da igreja católica: desde os principais momentos de Jesus Cristo e seu ministério na terra até mesmo a história dos santos e santas da igreja, mas o destaque mesmo está bem próximo à nave central da igreja.

Vitrais bem próximos ao glória, o altar da Basílica, mostram a história do Santuário e também retratam os principais momentos da história do Círio de Nazaré: entre eles, a primeira ermida construída, o primeiro Círio da história e a primeira matriz dedicada à padroeira.

A historiadora Mízar Bonna, com várias obras sobre o Círio relata detalhes sobre os vitrais que dão um charme ao local.

“São vitrais que relatam a história do Círio. Todos eles remetem a história de Nossa Senhora de Nazaré, alguns deles são bem especiais, como o vitral da berlinda da primeira ermida construída para a imagem”.

Mízar relata ainda uma curiosidade pouco percebida quanto aos vitrais.

“Há um vitral sobre o primeiro Círio que mostra o bispo com um báculo (cajado) que pouco se percebe a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Há também um outro sobre o achado, que Plácido era um oficial da corte portuguesa, mas era um caboclo”, pontua

Todos estes detalhes se fundem com momentos da história do processo de colonização do estado do Pará. A chegada dos padres barnabitas, congregação que administra a Basílica, também faz parte deste processo, que foi concluído em 1923, ano especial para o Santuário, que inaugurou o altar mor e recebeu o título basilical, cujo centenário foi comemorado em 2023.

Para quem frequenta o espaço, os vitrais mostram os passos da fé na Virgem de Nazaré desde o início até os dias atuais.

"É uma igreja que fico admirando porque aqui se guarda a história do Círio e um pouco da nossa história, enquanto paraense.". É um símbolo de orgulho e devoção para com Nossa Senhora de Nazaré", relata o funcionário público Antônio Cordeiro.

"São tantos detalhes que a gente não sabe para onde observar." Mais do que a história da igreja católica e dos santos. Nesses vitrais mostram um pouco do Círio e de como essa festa se tornou a maior demonstração de fé a Nossa Senhora de Nazaré", afirma a devota Conceição da Paz.

O Santuário irá reabrir completamente restaurado e, com isso, um presente para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2025. Uma repaginada na história do Círio e da Amazônia.