Presença da Suíça em Belém para a COP30 fortalece parceria bilateral com o Brasil e busca soluções para a crise climática

Lançamento da agenda do governo suíço na conferência do clima será no dia 9 de novembro, no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, com a assinatura de nova contribuição suíça para o Fundo Amazônia administrado pelo BNDES

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 21:28

Embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, na ocasião da assinatura do acordo do Fundo Amazônia.
Embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, na ocasião da assinatura do acordo do Fundo Amazônia. Crédito: Divulgação

O fortalecimento da parceria bilateral com o Brasil na área de clima e meio ambiente, por meio de uma segunda contribuição ao Fundo Amazônia, vai marcar o lançamento da Presença Suíça na COP30, a Conferência Global das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no dia 9 de novembro. O evento em Belém será no Museu Paraense Emílio Goeldi, o nome do naturalista suíço.

A cerimônia de assinatura da renovação da contribuição ao Fundo Amazônia terá a presença do Embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock; do Embaixador da Suíça para o Meio Ambiente, Felix Wertli, chefe da delegação suíça na COP30; do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e diretora Tereza Campello.

Administrado pelo BNDES, o Fundo Amazônia é o maior instrumento mundial de prevenção e controle do desmatamento. O novo aporte da Suíça, no valor de 5 milhões de francos suíços (cerca de R$ 33 milhões), amplia a cooperação para a proteção do ecossistema. Em outubro de 2023, a Suíça já tinha realizado uma primeira contribuição do mesmo montante.

O evento de lançamento da Presença Suíça na COP30 terá um convidado especial. O explorador Bertrand Piccard, presidente da Fundação Solar Impulse, vai apresentar a sua última iniciativa “Climate Impulse”, um avião movido a hidrogênio verde, viajando ao redor do mundo, sem nenhuma escala. Bertrand Piccard já entrou para a história ao completar duas voltas ao mundo: a primeira num balão, e mais recentemente, sem qualquer combustível, a bordo de um avião solar.

Road to Belem

O Embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock, falará sobre o Programa Road to Belém, que reúne várias atividades do Time Suíça no Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade por meio da identificação de soluções sustentáveis, compartilhadas e inovadoras. Hanspeter Mock disse que a presença da Suíça na COP30 reforça um compromisso de longa data do governo suíço com a sustentabilidade no Brasil, especialmente em temas como bioeconomia, agricultura rastreável e manejo florestal, governança dos recursos hídricos e projetos com a sociedade civil e os povos indígenas.

“A presença da Suíça na COP30, consolidada no programa Road to Belém, representa mais do que uma contribuição bilateral: é uma convocação à colaboração global. Em um momento decisivo para a implementação do Acordo de Paris e diante da aceleração da ação climática, a Suíça aposta em soluções que cruzam fronteiras — entre países, setores e espécies — para restaurar o equilíbrio com o planeta”, afirmou o Embaixador.

O Museu Goeldi hospedará atividades do governo suíço durante os 12 dias da COP30, de 09 a 21 de novembro. A Suíça promoverá uma série de eventos e debates nos espaços do parque zoobotânico do Museu, entre os quais está a Embaixada Planetária, um pavilhão que reunirá delegados internacionais, cientistas, empreendedores, artistas e representantes de comunidades amazônidas e povos indígenas para debater a crise climática e soluções sustentáveis para o planeta. A Suíça e o Brasil são parceiros históricos e estratégicos, com intensas relações bilaterais nos âmbitos político, econômico, científico e da sustentabilidade.

Exposição e Casa Goeldi

O programa Road to Belém não se encerra na COP30. A partir do dia 20, no Museu do Estado do Pará (MEP), na praça Dom Pedro II, em Belém, a exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade", desenvolvida em parceria entre o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, apresentará o compromisso da Suíça com a Amazônia nos campos da arte, ciência e sustentabilidade. A mostra, que reúne um acervo de ilustrações e fotos do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, destaca a biodiversidade amazônica.

Estão em andamento outras iniciativas do governo da Suíça na capital paraense, como a reconstrução sustentável da Casa Goeldi. Localizado no parque zoobotânico, o imóvel passará por completa restauração e será transformado em um espaço dedicado à promoção da ciência, à preservação da Amazônia e ao fortalecimento da conexão entre comunidades locais e pesquisadores.

SERVIÇO

Evento de lançamento da Presença Suíça na COP 30.

Local: Museu Emílio Goeldi, avenida Magalhães Barata, Belém.

Dia 9 de novembro

Hora: 15h às 17h.