Publicado em 30 de maio de 2025 às 13:14
O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é um dos períodos mais aquecidos para as vendas em diferentes segmentos. No setor alimentício, por exemplo, 82% dos estabelecimentos esperam faturar mais do que no ano passado e a maioria projeta um crescimento de até 20%, segundo a pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). >
Esse aquecimento do mercado também se reflete nas compras online. Contudo, o ambiente digital, que oferece praticidade e variedade para encontrar o presente perfeito, também atrai criminosos que se aproveitam da pressa e da emoção dos consumidores apaixonados. Inclusive, os brasileiros perderam R$ 3,5 bilhões com golpes em compras virtuais recentemente, de acordo com um levantamento da OLX, plataforma de compras online. >
Os golpistas sabem que esta é uma época em que as pessoas estão mais dispostas a gastar e menos cautelosas, criando o cenário perfeito para aplicar seus esquemas fraudulentos no digital. Os golpes podem aparecer sob diversos formatos, mas o mais comum ainda é o phishing , que chega por e-mail, SMS, redes sociais ou aplicativos de mensagem com ofertas aparentemente irresistíveis. Perfis falsos em redes sociais divulgam promoções chamativas e induzem pessoas a clicarem em links maliciosos. >
Um estudo da NIQ (NielsenIQ), empresa de pesquisa de marketing, revela que três em cada dez pessoas devem comprar pelas mídias sociais em 2025, por isso, a atenção precisa ser redobrada nestes canais, em que anúncios falsos proliferam especialmente durante datas comemorativas. >
Dados da Surfshark, empresa de cibersegurança, mostram que, apenas no terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou 5,1 milhões de contas online comprometidas, um aumento alarmante de 340% em relação ao trimestre anterior. Além disso, um estudo realizado pela Kaspersky, empresa de cibersegurança e software antivírus, em parceria com a consultoria jurídica Corpa, revela que 58% dos brasileiros se preocupam com o vazamento de dados pessoais, mas não sabem como evitá-lo ou quais ferramentas utilizar para se proteger. >
Os golpes mais comuns envolvem phishing (roubo de dados por links falsos), clonagem de sites e roubo de credenciais de cartão de crédito. “É essencial que tanto empresas quanto consumidores compreendam a importância de proteger dados como nome, endereço, histórico financeiro e hábitos de consumo, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, menciona Alan Mareines, CEO da Lina Open X, empresa de tecnologia. >
Para o especialista, os consumidores têm um papel vital na proteção de seus dados. “É fundamental estarem cientes de seus direitos, como o de acesso, correção e exclusão de seus dados, além de adotarem boas práticas ao compartilhar informações pessoais, como verificar a legitimidade das empresas e utilizar canais seguros”, detalha. >
Abaixo, veja algumas dicas para se proteger e não cair em golpes durante as compras online: >
“Hoje, apesar das tecnologias existentes identificarem vulnerabilidades em tempo real e utilizarem algoritmos de IA (Inteligência Artificial) para garantir o anonimato dos dados, atendendo às exigências regulamentares da LGPD, é necessário que o consumidor também tome cuidado com seus dados e com os links que acessam”, ressalta Lucas Monteiro, especialista em tecnologia e Martech Leader da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital. >
Para o especialista em tecnologia e CTO da IDK, consultoria especializada em marketing, comunicação e tecnologia, Lucas Henrique, as pessoas precisam aprender a ler os termos de uso e de compra, especialmente as letras miúdas, entender quais permissões estão concedendo e adotar práticas mais seguras para gerenciar seus dados. “As empresas, por sua vez, devem assumir um papel mais ativo na proteção das informações que coletam, investindo em segurança cibernética e transparência para evitar brechas e abusos”, orienta. >
Caso perceba que caiu em um golpe, siga estes passos: >
Por Letícia Carvalho >