Exportações do Brasil para os Estados Unidos caíram 28,1% em novembro durante período de tarifas

Relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostra queda nas vendas ao mercado americano e apresenta novo balanço do comércio exterior brasileiro

Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 16:39

Relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostra queda nas vendas ao mercado americano e apresenta novo balanço do comércio exterior brasileiro
Relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostra queda nas vendas ao mercado americano e apresenta novo balanço do comércio exterior brasileiro Crédito: Reprodução

As exportações brasileiras para os Estados Unidos recuaram 28,1% em novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A queda acontece em meio ao aumento de tarifas imposto pelo governo americano.

As vendas do Brasil para os Estados Unidos somaram 2,6 bilhões de dólares em novembro, bem abaixo dos 3,7 bilhões registrados no mesmo mês do ano passado. A redução acontece em um momento marcado pela política protecionista adotada pelo presidente americano Donald Trump, que aplicou uma tarifa de 50% sobre uma série de produtos brasileiros. O custo maior para exportar afeta diretamente empresas brasileiras e também consumidores americanos, que passam a pagar mais pelos itens importados.

Mesmo com avanços recentes nas negociações entre os dois países e o recuo parcial de algumas tarifas, os efeitos positivos dessas mudanças só devem começar a aparecer entre dezembro e janeiro.

No relatório geral, a balança comercial brasileira fechou novembro com superávit de 5,8 bilhões de dólares, o que representa uma queda de 13,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado positivo significa que o Brasil exportou mais do que importou no mês.

As importações cresceram 7,4% e chegaram a 22 bilhões de dólares, acima dos 21 bilhões registrados em novembro de 2024. Já as exportações totais do país aumentaram 2,4%, alcançando 28 bilhões de dólares neste ano.

A corrente de comércio, que soma importações e exportações, bateu 51,2 bilhões de dólares em novembro, um crescimento de 4,5% em relação a 2024. No acumulado de 2025, o volume chegou a 577 bilhões de dólares.

As vendas brasileiras se distribuíram entre as principais regiões do mundo da seguinte forma:

Ásia: 12,3 bilhões de dólares

América do Norte: 3,9 bilhões de dólares

América do Sul: 3,3 bilhões de dólares

Europa: 5,3 bilhões de dólares