Gigante multinacional encerra produção em fábrica no Brasil e afeta cerca de 100 funcionários

Com a mudança, o local deixará de produzir e passará a operar exclusivamente como centro de distribuição.

Publicado em 26 de julho de 2026 às 14:29

Gigante multinacional encerra produção em fábrica no Brasil e afeta cerca de 100 funcionários
Gigante multinacional encerra produção em fábrica no Brasil e afeta cerca de 100 funcionários Crédito: Reprodução

A Isover, marca do Grupo Saint-Gobain e uma das principais fabricantes de lã de vidro do Brasil, vai encerrar as atividades industriais de sua unidade em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, após mais de 70 anos de operação. A informação foi divulgada pelo ND Mais. Com a mudança, o local deixará de produzir e passará a operar exclusivamente como centro de distribuição.

A decisão deve impactar diretamente mais de 100 funcionários da unidade, além de afetar prestadores de serviços, transportadoras e fornecedores que mantinham atividades ligadas à operação da fábrica. Os produtos fabricados no local são utilizados principalmente em soluções de isolamento térmico e acústico para a construção civil, a indústria automotiva e obras de infraestrutura.

O encerramento da produção ocorre após um acordo firmado entre a empresa, o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Nos últimos anos, moradores da região registraram reclamações relacionadas à emissão de fumaça, odores e ruídos provenientes da unidade industrial. As queixas resultaram na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que previa o encerramento das atividades fabris no local.

Em nota, a Saint-Gobain afirmou que a unidade sempre operou em conformidade com a legislação ambiental e informou que adotará medidas para minimizar os impactos da reestruturação, incluindo ações de apoio aos trabalhadores durante o período de transição. A empresa ressaltou que seguirá com suas operações no Brasil, enquanto a unidade de Santo Amaro permanecerá em funcionamento apenas como centro de distribuição.