Gil do Vigor comenta taxação imposta por Trump ao Brasil: 'Vai afetar o nosso bolso'

Em seu vídeo, Gil destacou de forma didática os impactos práticos da medida para a população brasileira.

Publicado em 9 de julho de 2025 às 20:50

Gil do Vigor e Donald Trump -
Gil do Vigor e Donald Trump - Crédito: Divulgação

O economista e ex-BBB Gil do Vigor chamou atenção nas redes sociais nesta quarta-feira (9) ao explicar de forma didática e acessível o impacto da nova tarifa anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras. A medida impõe uma taxação de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os EUA, com vigência a partir de 1º de agosto.

A decisão veio à tona por meio de uma carta oficial enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizando um endurecimento nas relações comerciais entre os dois países. A nova tarifa representa uma mudança significativa na política comercial dos EUA em relação ao Brasil, seu segundo maior parceiro comercial.

Em seu vídeo, Gil destacou os impactos práticos da medida para a população brasileira:

“O presidente dos Estados Unidos anunciou, gente, nessa quarta-feira que vai aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil e isso é muito sério porque vai afetar diretamente a nossa economia…”, afirmou.

Gil explicou ainda que setores estratégicos da economia brasileira, como o petróleo, o aço, o café e até a aviação, serão atingidos. Produtos desses segmentos são amplamente exportados para o mercado norte-americano, e a taxação poderá gerar uma reação em cadeia na economia nacional.

“Essa medida já entra em vigor dia 1º de agosto… vou buscar os desdobramentos dessa medida sobre você aí que vai no mercadinho, que compra alguma coisa ali… uma coisa é certa: vai afetar o nosso bolso”, concluiu o economista.