PIB do Brasil sobe 1,4% no 1º trimestre de 2025 com força do agro e chega a R$ 3 trilhões

Alta foi impulsionada pela agropecuária, que cresceu 12,2% no trimestre; indústria recuou

Publicado em 30 de maio de 2025 às 11:27

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Brasil 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com os três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No total, a economia brasileira movimentou R$ 3,019 trilhões de janeiro a março. O crescimento foi puxado, principalmente, pelo setor agropecuário, que registrou uma alta expressiva de 12,2%. A supersafra de soja e o clima favorável impulsionaram os resultados do campo.

Apesar do bom desempenho do agro, a indústria teve leve queda de 0,1% no trimestre, impactada pelos juros altos e menor ritmo da construção civil. Já o setor de serviços, responsável por cerca de 70% da economia nacional, cresceu 0,3% no período.

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB brasileiro apresentou uma alta de 2,9%, acumulando 17 trimestres seguidos de crescimento nessa base de comparação.

Economistas avaliam que o bom desempenho da agropecuária ajudou a manter a economia aquecida no início de 2025, apesar de um cenário de juros ainda elevados e consumo mais moderado. A expectativa é que o ritmo de crescimento desacelere nos próximos meses, com mais influência do setor de serviços e da recuperação do mercado de trabalho.