PIX ganha novo sistema que facilita a devolução de dinheiro após golpes

Nova regra do Banco Central permite recuperar valores mesmo depois que golpistas transferem o dinheiro para outras contas

Publicado em 23 de novembro de 2025 às 17:56

Nova regra do Banco Central permite recuperar valores mesmo depois que golpistas transferem o dinheiro para outras contas
Nova regra do Banco Central permite recuperar valores mesmo depois que golpistas transferem o dinheiro para outras contas Crédito: Reprodução

Entraram em vigor neste domingo as novas regras do Banco Central para reforçar a segurança do PIX e facilitar a devolução de valores para vítimas de golpes, fraudes e situações de coerção. A atualização amplia o rastreamento das transações e aumenta as chances de recuperar o dinheiro desviado.

O PIX está ficando mais seguro. Desde este domingo, o Banco Central colocou em prática novas regras que aprimoram o mecanismo de devolução para quem foi vítima de fraudes ou golpes. A grande mudança é que agora será possível recuperar o dinheiro mesmo depois que o golpista transfere os valores para outras contas.

Até então, a devolução só acontecia se o dinheiro ainda estivesse na conta usada na fraude. Na prática, isso dificultava o processo, já que golpistas costumam agir rápido, sacando ou espalhando o dinheiro por várias contas para evitar o rastreio.

Com o novo sistema, que será obrigatório para todos os bancos a partir de 2 de fevereiro, o caminho do dinheiro passa a ser acompanhado com mais precisão. Mesmo que o valor já tenha sido enviado para outras contas, ainda será possível localizá-lo e tentar recuperá-lo.

Segundo o Banco Central, essa identificação reforçada será compartilhada com os bancos envolvidos na transação, permitindo que a devolução aconteça em até 11 dias após a vítima registrar a contestação. A expectativa do órgão é aumentar o número de fraudes identificadas, recuperar mais valores e desestimular o uso de contas em esquemas criminosos.

Outra mudança importante está no autoatendimento. Desde 1º de outubro, todos os bancos já oferecem, dentro da área do PIX nos aplicativos, uma ferramenta que permite contestar uma transação de forma rápida, sem precisar falar com atendente. Esse é o caminho oficial para solicitar a devolução.

De acordo com o Banco Central, essa agilidade é essencial para aumentar as chances de recuperar o dinheiro, já que o rastreio começa imediatamente após a contestação. Para a vítima, o processo se torna mais simples e acessível, e para o sistema financeiro, representa um avanço importante na prevenção e combate a golpes.