Sebrae destaca pequenos negócios sustentáveis da Amazônia na SuperNorte 2025 em Belém

Com foco na COP30, Sebrae apresenta mais de 30 empreendedores da região Norte e estimula conexão com o setor supermercadista no maior evento da área na Amazônia.

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 11:47

Créditos
Créditos Crédito: Sebrae/PA

O Sebrae marcará presença na 26ª edição da SuperNorte, maior evento supermercadista da Amazônia, que acontece de quinta-feira (07) a sábado (09), no Hangar – Centro de Convenções, em Belém. Com o tema “Negócios Sustentáveis – Tempo de Avançar com a COP30”, a feira reforça o papel da capital paraense no debate sobre desenvolvimento sustentável no contexto da Conferência Climática da ONU, que será realizada no Brasil em 2025.

Em uma parceria inédita, as unidades do Sebrae no Amapá, Pará e Roraima uniram esforços para criar um espaço institucional que destaca produtos de 36 pequenos negócios da Amazônia, apoiados pelo Programa Move +. O objetivo é promover a conexão desses empreendedores com redes de supermercados, estimulando a presença de itens regionais nas prateleiras do varejo e ampliando oportunidades de mercado.

Durante os três dias da SuperNorte, o público poderá visitar dois ambientes organizados pelo Sebrae: um voltado à apresentação de soluções e serviços para o setor supermercadista e outro dedicado ao relacionamento com parceiros estratégicos. Haverá ainda uma ilha de degustação com curadoria regional, drinks, baristas e experiências sensoriais com foco em insumos da Amazônia.

O espaço apresentará produtos de seis negócios do Amapá, 25 do Pará e cinco de Roraima, com itens como cachaças, chocolates, licores, cosméticos naturais, polpas de frutas, vatapá instantâneo, pipoca gourmet, detergentes e amaciantes ecológicos, além de objetos de artesanato.

Para Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, a participação na feira é parte estratégica da preparação para a COP30.

“Queremos garantir que os pequenos negócios da Amazônia ganhem espaço e reconhecimento nas prateleiras do varejo regional e nacional. Nossa atuação na Super Norte 2025 é também uma preparação para a COP30, momento em que o mundo estará voltado para Belém e para o potencial transformador da economia amazônica”, afirmou.

A presença do Sebrae na SuperNorte integra uma série de ações preparatórias para a Conferência Climática e reafirma o compromisso da instituição com cadeias produtivas sustentáveis, inovação e a valorização da economia da floresta.

Segundo dados da Receita Federal, o Pará contabiliza 38.932 pequenos negócios supermercadistas, dos quais 19.863 são microempreendedores individuais (MEIs), 15.133 microempresas e 3.279 empresas de pequeno porte — evidenciando a força do segmento para a economia estadual.

A feira

Organizada pela Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), a SuperNorte 2025 reunirá cerca de 30 mil visitantes, com 69 expositores e uma estimativa de R$ 75 milhões em geração de negócios durante os três dias. Participarão empresários, especialistas e representantes de grandes marcas de toda a Amazônia Legal.

Sobre o Programa Move +

O Move + é uma iniciativa do Sebrae que visa impulsionar empresas por meio de consultores especializados e Agentes de Mercado, que atuam no mapeamento de oportunidades, qualificação em vendas e networking comercial. O programa é voltado ao aumento do faturamento, com foco em inovação, posicionamento e preparação para o mercado regional e nacional.

Serviço

SuperNorte 2025

Data: 07 a 09 de agosto de 2025

Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, Belém (PA)

Horário: 18h às 23h (dias 7 e 8) | 17h às 22h (dia 9)

Inscrição: R$ 150,00 (via site ou no local)