Tribunal dos EUA reconhece liquidação e bloqueia ativos do Banco Master no país

Decisão vale para empresas controladas pelo banco e impede novas ações judiciais nos Estados Unidos

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 23:01

Banco Master -
Banco Master - Crédito: Divulgação 

O juiz Scott M. Grossman, do Tribunal de Falências do Distrito Sul da Flórida, determinou nesta quinta-feira (8) o reconhecimento da liquidação do Banco Master, além do bloqueio de seus ativos nos Estados Unidos. A medida atende a um pedido da EFB Regimes Especiais de Empresas, responsável pela liquidação do banco no Brasil e nomeada pelo Banco Central.

A decisão se estende a todas as controladas do Master, incluindo o Banco LetsBank S.A., o Banco Master de Investimento S.A. e a Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários. Segundo o magistrado, o processo de liquidação conduzido no Brasil terá “plena força e efeito” nos Estados Unidos, sendo vinculante e exequível contra quaisquer pessoas ou entidades.

O juiz também proibiu que terceiros iniciem ou continuem ações relacionadas aos ativos, direitos, obrigações ou passivos do banco e de suas controladas no território americano.

A determinação ocorre após advogados ligados a Vorcaro recorrerem à Justiça norte-americana na tentativa de impedir o reconhecimento da liquidação, respondendo ao pedido do liquidante brasileiro. Com a decisão de Grossman, os ativos do Banco Master nos Estados Unidos ficam oficialmente protegidos, consolidando o processo de liquidação internacional.

Fonte: g1.globo