Chamonzinho, Dr. Sipriano Ferraz e Gustavo Sefer são os deputados estaduais mais votados no Pará

Trio lidera a votação para a Assembleia Legislativa nas Eleições 2026.

Publicado em 4 de outubro de 2026 às 23:10

Candidatos foram os três mais bem votados nas eleições para deputado estadual - 
Candidatos foram os três mais bem votados nas eleições para deputado estadual -  Crédito: Redes sociais

A eleição para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) definiu os 41 deputados estaduais que irão compor o Parlamento paraense a partir de 2027. Entre os eleitos, três candidatos se destacaram pela votação recebida nas urnas: Chamonzinho (MDB), Dr. Sipriano Ferraz (MDB) e Gustavo Sefer (PSD). Os dados oficiais da apuração são divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Chamonzinho aparece na primeira colocação, com 115.379 votos, o equivalente a 2,39% dos votos para deputado estadual no Pará. O candidato do MDB foi seguido pelo também emedebista Dr. Sipriano Ferraz, que recebeu 103.314 votos, correspondentes a 2,14%.

Na terceira posição ficou Gustavo Sefer, do PSD, com 99.958 votos e 2,07%. Os três nomes também aparecem entre os parlamentares eleitos para a próxima legislatura da Alepa.

Chamonzinho

Wenderson Azevedo Chamon, conhecido como Chamonzinho, foi o candidato a deputado estadual mais votado no Pará nas Eleições 2026. Filiado ao MDB, ele recebeu 115.379 votos, conforme os números informados na apuração.

Natural de Marabá, no sudeste do estado, Chamonzinho é filho do ex-deputado estadual João Chamon Neto e de Ângela Azevedo Chamon. Antes de chegar à Alepa, construiu trajetória na comunicação e na política paraense.

Com a votação obtida em 2026, Chamonzinho garantiu uma nova oportunidade de atuação no Legislativo estadual.

Dr. Sipriano Ferraz, também do MDB, terminou a eleição na segunda colocação entre os candidatos a deputado estadual mais votados do Pará. Ele conquistou 103.314 votos, alcançando 2,14% da votação.

O parlamentar eleito tem trajetória ligada à área da saúde e à administração pública. Na disputa deste ano, ficou pouco mais de 12 mil votos atrás de Chamonzinho e superou a marca de 100 mil votos.

Gustavo Sefer

Gustavo Sefer, do PSD, completou o grupo dos três candidatos com maior votação para a Alepa. Ele recebeu 99.958 votos, o que representa 2,07% do total.

O resultado garantiu ao candidato do PSD uma das 41 cadeiras destinadas aos deputados estaduais do Pará na próxima legislatura. Sefer ficou a pouco mais de 3 mil votos da segunda colocação.

Os três parlamentares eleitos assumirão os mandatos na Alepa a partir de 1º de fevereiro de 2027, após o cumprimento das etapas previstas pela Justiça Eleitoral, incluindo a diplomação.