Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy

Filho do cantor revelou a condição em entrevista.

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 11:10

Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy
Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy Crédito: Reprodução/Instagram/@miltonbitucanascimento

O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu recentemente o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), condição neurodegenerativa considerada a segunda forma mais comum de demência no mundo, atrás apenas do Alzheimer. A informação foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (02), pela revista Piauí.

A descoberta veio após uma série de exames realizados em abril, quando familiares notaram mudanças no comportamento do músico, como lapsos de memória, olhar fixo, repetição de histórias e alteração no apetite. O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há cerca de uma década, relatou surpresa com a piora cognitiva e encaminhou o artista para novos testes, que confirmaram a doença.

O que é a demência por corpos de Lewy

A DCL está associada a depósitos anormais de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro, que prejudicam a comunicação entre os neurônios. Essa alteração compromete funções cognitivas, motoras e comportamentais, gerando sintomas semelhantes aos do Alzheimer, mas também relacionados ao Parkinson, diagnóstico que Milton já havia recebido anteriormente.

Segundo a neurologista Jacy Parmera, do Hospital das Clínicas da USP e do Hospital Albert Einstein, a distinção entre Parkinson e DCL é clínica:

• Quando os sintomas cognitivos aparecem antes ou até um ano após os motores, trata-se de demência por corpos de Lewy.

• Quando os sintomas motores surgem primeiro, e a demência aparece apenas após um ano, o quadro é caracterizado como Parkinson.

Apesar das diferenças na manifestação, as duas condições compartilham as mesmas alterações patológicas no cérebro. Estima-se que a DCL represente de 7% a 10% dos casos de demência no mundo.

Família pede privacidade

Segundo Augusto, essa será a única manifestação pública da família sobre o estado de saúde do cantor. O diagnóstico trouxe impacto, mas também explicações para os sinais recentes que preocupavam os familiares.

Legado e homenagens

Mesmo aposentado dos palcos desde 2022, após a turnê “A Última Sessão de Música”, Milton Nascimento segue sendo um dos nomes mais celebrados da música brasileira. Em 2025, foi homenageado pela escola de samba Portela, no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”.

Ícone da MPB e dono de uma das vozes mais marcantes do país, Milton atravessa esse novo capítulo de sua vida cercado pelo carinho dos fãs e pelo reconhecimento de sua trajetória artística.