'Belén': filme argentino busca vaga no Oscar

Longa representa a Argentina na disputa por uma indicação em 2026, concorre com o brasileiro 'O Agente Secreto' e retrata o caso real de uma jovem acusada injustamente de aborto ilegal

Publicado em 24 de outubro de 2025 às 08:42

Longa representa a Argentina na disputa por uma indicação em 2026, concorre com o brasileiro 'O Agente Secreto' e retrata o caso real de uma jovem acusada injustamente de aborto ilegal
Longa representa a Argentina na disputa por uma indicação em 2026, concorre com o brasileiro 'O Agente Secreto' e retrata o caso real de uma jovem acusada injustamente de aborto ilegal Crédito: Reprodução

O filme Belén, escolhido para representar a Argentina na disputa por uma indicação ao Oscar de 2026, revive uma história real que marcou o país. A produção acompanha a trajetória de Julieta (Camila Plaate), uma jovem falsamente acusada de realizar um aborto ilegal, enquanto um movimento social se organiza para defender os direitos das mulheres.

Dirigido por Dolores Fonzi, o longa é inspirado no livro Somos Belén, de Ana Correa. Além de dirigir, Fonzi também atua como a advogada Soledad Deza, responsável pela defesa da protagonista, e assina o roteiro. A cineasta afirma que ver o filme representar a Argentina na disputa internacional é uma oportunidade de ampliar o alcance da história.

“Estou muito feliz porque representar a Argentina no Oscar fará com que mais pessoas tenham interesse em ver Belén. O mais importante é que esse tema e essa história cheguem a um público maior”, afirmou Fonzi durante o Festival do Rio, onde o filme teve sua estreia no Brasil.

A diretora destacou ainda que deseja que a obra inspire movimentos de luta pelos direitos das mulheres em outros países. O caso retratado ocorreu entre 2014 e 2017 e foi um marco na mobilização pela legalização do aborto na Argentina, aprovada em 2020.

“O aborto é ilegal em muitos lugares da América Latina, então é essencial mostrar esse filme também por isso. Ele pode inspirar outros grupos de mulheres e mostrar que a união e a força coletiva são capazes de transformar a realidade”, disse Fonzi.

Após sua exibição no Festival do Rio, Belén será lançado no Brasil pelo Prime Video, ainda sem data confirmada.

Por Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Danielle Zuquim, editora-chefe da manhã).