Cantora Liniker participa do último Arrastão do Pavulagem neste domingo, em Belém; assista

A artista marcou presença e se juntou ao Batalhão da Estrela, em momentos de celebração coletiva, recheado de muita música e ancestralidade.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 6 de julho de 2025 às 14:50

Cantora Liniker participa do último Arrastão do Pavulagem neste domingo, em Belém.
Cantora Liniker participa do último Arrastão do Pavulagem neste domingo, em Belém. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O Arraial do Pavulagem se despede da temporada junina de 2025 neste domingo (06), com o último Arrastão do ano, realizado na Praça da República, em Belém. A cantora Liniker marcou presença e se juntou ao Batalhão da Estrela, em momentos de celebração coletiva, recheado de muita música e ancestralidade. 

O Arrastão do Pavulagem, realizado pelo grupo Arraial do Pavulagem ocorre nas ruas belenenses nos meses de junho e outubro, com cortejos cheios de tradição e cultura paraense expressados por meio de músicas, danças e cores. O trajeto inicia na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, e segue pela Avenida Presidente Vargas, em direção à rua Municipalidade. Por fim, o cortejo chega à Praça Waldemar Henrique e é encerrado com show da banda Arraial do Pavulagem.

O encerramento da tradicional celebração popular foi marcado por um gesto simbólico com apelo ecológico, onde cinco mudas de ipê foram plantadas em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, localizado no Boulevard da Gastronomia. As árvores, de cores variadas (amarelo, rosa, branco e roxo), fazem referência ao tema deste ano, “Arraial da Floresta”, e simbolizam o compromisso com a preservação do meio ambiente e o cuidado com os espaços urbanos.

Sobre o Arraial do Pavulagem

O Arraial do Pavulagem iniciou seus trabalhos em 1986. Há 38 anos, o conjunto se dedica à propagação cultural da Amazônia com linguagens, danças e religiosidade. Em 2003, o instituto sem fins lucrativos foi fundado para o crescimento de ações voltadas à educação, com foco na transmissão de conhecimento tradicional. De 1995 a 2013, o grupo Arraial do Pavulagem lançou oito discos.

Em 2017, após 31 anos de fundação, o Arraial do Pavulagem foi consagrado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Belém.

O grupo musical promove diversas manifestações artísticas, bem como saber científico. Entre as atividades, estão cortejos, oficinas, palestras, pesquisas, projetos de extensão e rodas cantadas. Diversos ritmos são cantados e dançados durante os cortejos, como o carimbó, siriá, lundu, samba de cacete, xote marajoara e retumbão.