Curta paraense 'Boiuna' conquista três prêmios no Festival de Gramado

Produção paraense levou três troféus no Festival de Gramado e se destacou entre mais de mil inscritos.

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 23:03

Pará é destaque no Festival de Gramado -
Pará é destaque no Festival de Gramado - Crédito: Divulgação

O curta-metragem Boiuna, produzido no Pará e inspirado no imaginário mítico da Amazônia, foi um dos grandes vencedores da edição deste ano do Festival de Cinema de Gramado, um dos eventos mais prestigiados do audiovisual brasileiro, nesta sexta-feira (22).

A produção levou três troféus: Melhor Direção, Melhor Atriz (dividido entre Naieme e Jhanyffer Santos) e Melhor Fotografia.

Selecionado entre mais de mil obras inscritas, Boiuna foi exibido no icônico Palácio dos Festivais e conquistou o público e a crítica com sua abordagem visual marcante e uma narrativa que revisita a lenda da Cobra Grande sob uma ótica contemporânea.

A história mistura realismo fantástico com questões sociais, abordando temas como ancestralidade, resistência e o protagonismo das mulheres da região amazônica.

As filmagens foram realizadas em Benevides, Benfica e na Ilha do Combu, com uma equipe majoritariamente paraense formada por mais de 60 profissionais. O reconhecimento no festival reforça o crescimento e a relevância da produção cinematográfica no Pará, destacando o talento criativo emergente da região Norte no cenário nacional.

Curta paraense brilha no Festival de Gramado -
Curta paraense brilha no Festival de Gramado - Crédito: Reprodução