Dia Mundial do Rock: conheça 3 bandas paraenses consagradas no cenário nacional

Bandas paraenses elevam o nível do Rock produzido na Amazônia a outro patamar.

Publicado em 13 de julho de 2025 às 13:16

ÁLIBI DE ORFEU
ÁLIBI DE ORFEU Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Quando o assunto é música e ritmo, o Pará é conhecido como a terra do brega, do carimbó e do tecnomelody. Mas outro ritmo produzido no estado tem a sua importância no cenário da música nacional: o Rock, e não é o nosso “Rock doido”.

No dia mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, o Roma News selecionou 3 bandas paraenses que tem seu espaço consagrado no cenário nacional e que elevam o rock produzido na Amazônia a outro patamar.

AZYMUTAL

AZYMUTAL
AZYMUTAL Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

A Banda de rock Azymutal é a caçula da lista. Essa banda foi fundada em 2016 na cidade de Abaetetuba, no nordeste do estado, e começou tocando covers de bandas de rocks nacionais e internacionais nos bares e restaurantes da cidade.

Em agosto de 2019 lançou seu primeiro EP chamado Traz de Volta em todas as plataformas digitais com 6 canções autorais de forma totalmente independente.

O último EP foi lançado no ano passado - “Azymutal Vive” e trouxe mais 3 canções produzidas de forma totalmente independente no estúdio próprio da banda. Todas as músicas tiveram videoclipes gravados.

DELINQUENTES

DELINQUENTES
DELINQUENTES Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

A Delinquentes é uma referência do punk/hardcore paraense. Fundada em 1985, tem quatro décadas de estrada, com CDs, vinis, um DVD ao vivo e várias produções digitais, além de centenas de shows, incluindo festivais de pequeno e médio porte. A banda segue firme, com uma formação sólida e planos em andamento.

ÁLIBI DE ORFEU

ÁLIBI DE ORFEU
ÁLIBI DE ORFEU Crédito: Redes Sociais. 

A história da banda Álibi de Orfeu, assim como da Delinquentes, se confunde com a do rock paraense e nacional. Criada em 1987, a Álibi de Orfeu participou de vários programas nacionais onde divulgou a música paraense e o movimento do rock no Pará, participando de apresentações ao lado de Cássia Eller no Rio de Janeiro.

O grupo é sempre atração em festivais de rock que acontecem em Belém, além de outros eventos voltados à valorização da cena da música rock.