Feira do Empreendedorismo Inclusivo acontece hoje no Porto Futuro, em Belém

Evento ocorre de 16h às 21h e tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pessoas com autismo, seus familiares e associações possam divulgar e comercializar seus produtos

Publicado em 28 de julho de 2024 às 13:07

Evento começa às 16h.
Evento começa às 16h. Crédito: Foto: Jamille Leão / Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), promove neste domingo (28) mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro, em Belém

O evento, que ocorre das 16h às 21h, tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pessoas com autismo, seus familiares e associações possam divulgar e comercializar seus produtos aos frequentadores do Parque Urbano Porto Futuro.

Paloma Mendes, coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, destaca que “a Feira do Empreendedorismo Inclusivo começou como uma iniciativa pontual, mas o sucesso na geração de renda para as famílias motivou a torná-la um projeto permanente. O impacto financeiro e social na vida das pessoas com autismo e seus familiares é muito significativo. Convidamos a comunidade a prestigiar, adquirir produtos e se informar sobre os serviços oferecidos por esses empreendedores, mostrando que o diagnóstico não é um limitador, mas um ponto de partida para valorizar suas habilidades e potencialidades”.A Feira do Empreendedorismo Inclusivo, realizada sempre no último final de semana do mês, reúne mais de 400 famílias cadastradas na Cepa.

Gisele Barroso, uma das expositoras da feira, é mãe de uma pessoa com TEA, e que também recebeu o diagnóstico recentemente. "Sou professora e artesã de bonecas de pano, uma tradição que vem de minha bisavó. Meu filho foi diagnosticado com autismo aos nove anos e sempre tevê talento para artes. Participar da feira do empreendedorismo TEA foi fundamental para nós. Recentemente, também fui diagnosticada no espectro autista, e me sinto feliz em participar de políticas públicas no Pará que apoiam pessoas como nós”, afirma.

Nesta edição, diversos expositores apresentam uma variedade de produtos, desde roupas infantis, brinquedos, objetos de decoração até alimentos e bolsas. A iniciativa visa promover o protagonismo e empoderamento dessas pessoas, reconhecendo o impacto positivo na vida delas e incentivando a geração de renda e a economia criativa.

Empreendedorismo autista em destaque

A Feira, que iniciou suas atividades em 2022, agora entra no seu segundo ano e destaca-se como um espaço de fortalecimento da inclusão social e econômica, evidenciando a criatividade e o talento das pessoas com autismo.

O evento reforça a importância do apoio e visibilidade para promover oportunidades igualitárias e uma sociedade mais inclusiva.

Com informações da Ag. Pará